sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Maridos pulando a cerca e com muito humor

Em nove histórias divertidas e curtas, em formato de pequenos esquetes, o filme "Os Infiéis", diverte escandalosamente com um panorama focalizando as traições conjugais.

A frase do dramaturgo Nelson Rodrigues que diz que toda a unanimidade é burra, aplica-se bem à comédia francesa "Os Infiéis". Enquanto uns devem rolar de tanto rir com o humor afiado e propositalmente misógino, outros, podem achar a fita grosseira. Nem sempre se pode agradar a gregos e troianos. Mas a grande verdade é que, o sucesso de bilheteria em seu país de origem, levando cerca de 2 milhões de ingressos vendidos, trata-se na verdade, de um projeto pessoal do ator Jean Dujardin (vencedor do Oscar 2012 de melhor ator e também melhor filme e diretor "O Artista"). Além dele, seis outros diretores e quatro roteiristas, se dividiram na criação de nove histórias curtas.

Quase sempre, longas-metragens em esquetes tendem a ser irregulares. Isso ocorre devido ao saldo revelador bastante irregular, já que nos capítulos, a graça original está na imposição superior às tramas dramáticas e de tom explicitamente machista. 


Só o prólogo, já se dá uma ideia do conjunto da obra. Mesmo casados, os amigos Fred (Dujardin) e Greg (Gilles Lellouche), ambos na idade do lobo, aproveitam a balada e transam com mulheres de apenas uma noite. Os mesmos personagens voltam no derradeiro episódio onde largam suas esposas por uns dias, indo atrás de americanas em Las Vegas. Polêmica, a conclusão pode estarrecer o espectador. Dois outros curtas também se destacam, onde comandados por Michel Hazanavicius (premiado diretor de "O Artista"). Dujardin interpreta um patético conquistador disposto a levar para a cama qualquer colega de trabalho após uma palestra num hotel. E o realizador  Alexandre Courtês, reune o maior elenco masculino de toda a produção para, diante de uma psicologa (Sandrine Kiberlain), tratar o vício em sexo, em uma divertida sessão de terapia. A infidelidade, então, marca presença na vida de um dentista quarentão (Lellouche), apaixonado por uma jovem estudante, e no cotidiano de um casal aparentemente feliz (Dujardin e Alexandra Lemy), onde nesses contos, a sátira cede espaço ao melodrama.

Mesmo assim, a atuação dos atores é surpreendente. Nem é preciso dizer o quão versátil o ator Jean Dujardin não somente desempenha sua verve artística como também arrasa sem falas no filme o qual o consagrou como melhor ator em "O Artista". Já em "Os Infiéis", ele e o colega Lellouche, se alternam para viverem os protagonistas e se saem a contento em todos os momentos. O trunfo do filme, contudo, está é no livre-arbítrio e na ousadia destes dois grandiosos atores e camaradas, exporem às claras seus pensamentos sobre a traição conjugal.

E se você ainda acha que já havia visto de tudo em "Atração Fatal", é porque ainda não assistiu ao filme "Os Infiéis"...

Um comentário:

  1. Pois é parece q os caras levam a coisa na esportiva.Já as esposas... melhor eles nem voltarem p/ casa rs. Bjs

    ResponderExcluir