segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Chuchu beleza

Por ser uma planta pertencente à família das cucurbitáceas, o chuchu (que leva seu nome científico de "Sechlum Edule"), era cultivado desde os tempos pré-colombianos pelos antigos habitantes do México e da América Central. Hoje, cultivado em vários outros países como Austrália, Itália, Espanha, Indonésia e Argélia, a hortaliça ainda é mais comum de ser encontrada na América Latina estando entre as mais consumidas principalmente no Brasil. 


Outra curiosidade sobre sua origem, como é conhecido em inglês pelo seu nome de "Vegetable Pear", "madeira marrom" ou "Chayote", também conhecido em países latinos como México, Nicarágua, Costa Rica e Panamá. Já na Argentina, é chamado de "Cayota". E em português, "Chuchu", "Chocho" ou "Machuchu". Em italiano, "Secchio" e em francês "Chou-Chou"


Com seu formato peculiar de pêra e de aroma delicado e sabor agradável e suave, o vegetal, de produção rápida e farta, podem ser colhidos de três a quatro meses após seu plantio. O tipo mais comum, tem em cerca de 300 gramas, pele lisa e coloração verde-clara, porém, há variedades verde-escuras, lisas e com pequenos espinhos. Existem ainda os pequeninos de cor amarela. Em países da América Central, há uma grande variedade, cor-de-laranja e coberta de pontas espinhosas mais ou menos moles. Embora não seja hábito no Brasil, o chuchu pode ser consumido cru, em saladas, como na América Central e no México onde até aproveitam suas inúmeras qualidades entre elas, o suco. Mas também pode ser frito, cozido, picado e assado. 


Entre as propriedades do chuchu, é excelente e indicado para quem sofre de obstipação intestinal, já que é rico em fibras e ajuda a estimular o peristaltismo intestinal, também indicado para dietas devido ao seu baixo teor calórico e pouco energético. 


E como se escolhe um bom chuchu? Normalmente em feiras livres e abertas e em supermercados durante o ano todo. Mas vale lembrar que a oferta é maior no período da safra, que vai de maio a julho e de outubro a novembro. Portanto, convém comprar e adquirir os vegetais firmes, sem manchas ou danos nas cascas e de cor uniforme, podendo ser verde-claro, amarelo ou verde-escuro, que são considerados mais ricos em betacarotenos. Temperaturas frias, podem provocar erupções e manchas marrons na polpa. Se comprado fresco e em boas condições, pode durar por até 14 dias na parte de baixo da geladeira, ou 7 dias em temperatura ambiente fresca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário