sexta-feira, 17 de agosto de 2012

TOTAL RECALL... outra vez.


Baseado no conto homônimo de Philip K. Dick intitulado "We Can Remember It For You Wholesale", e a tratar-se de uma refilmagem sem pudor algum do clássico de 1990, dirigido pelo experiente Paul Verhoeven (o mesmo diretor de ROBOCOP - O Policial do Futuro de 1987, que por sinal também vem ganhando seu reboot nas mãos do diretor de José Padilha, responsável pelos sucessos de bilheteria como "TROPA DE ELITE 1 & 2"). 

Verdade que, sua notoriedade após esses dois grandiosos filmes, trouxe à José Padilha a oportunidade de recontar a mesma história, desta vez, ambientada em 2029 e seu conglomerado multinacional "OmniCorp" está no centro da tecnologia robótica. Seus dróides, digamos assim, estão ganhando guerras americanas ao redor do mundo e agora eles querem trazer essa tecnologia para o lar. Alex Murphy tipico e exemplar marido amoroso, pai e bom policial fazendo seu melhor para conter a onda de crimes e corrupção em Detroit City, após ser  gravemente ferido (praticamente "quase morto" no cumprimento do seu  dever), a "OmniCorp" utiliza sua notável ciência em robótica para salvar a vida deste exímio homem da lei. Ele retorna às ruas de sua amada cidade com incríveis novas habilidades, porém, com problemas que um homem normal jamais teve de enfrentar antes. E por aí vai a história do homem parte máquina, parte humano, um tira total, que tem sua estreia prevista para os cinemas em 09 de Agosto de 2013. (E sem deixar de mencionar a presença garantida de Samuel L. Jackson no elenco). Voltando à "TOTALL RECALL", não espere pelo charme do filme original estrelado por Arnold Schwarzenegger e Sharon Stone, cuja versão, ambientava-se no ano de 2084, onde o operário Douglas "Doug" Quaid (numa brilhante interpretação de Schwarzenegger) recorre a um implante de memória, para poder simular uma viagem a Marte, já que sua esposa (Lori na pele de uma Sharon Stone ainda bem precoce) não concordava com uma viagem real. Mas algo sai errado e ele começa a se lembrar de quem realmente era e de fatos que, até então, desconhecia. Perseguido por visões do "planeta vermelho", Doug, resolve ir até lá para conseguir respostas sobre seu passado e é perseguida por Lori, a quem ele imaginava ou pelo menos assim pensava ser sua mulher. Ao chegar a Marte, une-se a um grupo de rebeldes que lutam contra uma corporação cujo objetivo é dominar o Planeta Marte e, consequentemente, dominar o mercado de minério na Terra. Esses rebeldes conhecem o passado de Douglas "Doug" Quaid e o ajudam a conhecer o verdadeiro propósito das visões e sonhos que o atormentam. Assim, torna-se a única esperança de vitória dos habitantes locais. Um roteiro ágil, original e diga-se de passagem, com sequências de tirar o fôlego de qualquer mortal. Assim era a trama de "O VINGADOR DO FUTURO - TOTAL RECALL".


Pode parecer estranho um comentário como tal mas, seria o mesmo que assistir a um clássico do cinema de Stanley Kubrick com sua "LARANJA MECÂNICA - THE CLOCKWORK ORANGE", que naquela época já eram profetizados sob um cenário pós-apocalíptico na visão do diretor, nos dias atuais ou pelo menos tentando se expandir à uma outra dimensão desconhecida tanto pelo diretor quanto ao seu cast. Ou ainda, assistir "FUGA DE NOVA IORQUE - SCAPE FROM NEW YORK" ambientada na ilha de Manhattan, totalmente transformada num gigantesco sistema prisional onde ninguém entra muito menos sai. Detalhe: o ano em que foi produzido é 1981, enquanto que na trama, a história se ambientava em 1997. O que há de se concordar que, apesar de Cult, não deixa de ser uma obra obsoleta para os padrões atuais repletos de tanta tecnologia e recursos digitais.

Contudo, se na trama original de "Total Recall" de 1990 que remete o herói ao ano de 2084, em um futuro brilhantemente idealizado por Paul Verhoven, já na versão de 2012, a história bem como o roteiro, sofreram algumas alterações. Sem contar a diferença de 9 minutos desta, para a versão original (o filme de 1990 tinha 113 minutos enquanto que, sua nova adaptação, acrescenta 119 minutos), as mudanças começam pelo elenco. Saem de cena Arnold Schwrzenegger e Sharon Stone, cedendo seus lugares à Colin Farrell e Kate Beckinsale. Juntando-se ao casal protagonista, ainda estão no elenco  Bryan Cranston, Jessica Biel, Bill Nighy e Ethan Hawke

Sai Paul Verhoeven e entra Len Wiseman. A trama, praticamente é quase igual a original  porém, com algumas "adaptações" cuidadosas para que esta versão não venha a cair no ostracismo ou se tornar obsoleta antes do tempo, já que, qualquer um é bem-vindo à "REKALL". Uma empresa capaz de  transformar os sonhos de qualquer ser humano em memórias reais. Para um operário de fábrica como Douglas Quaid (Colin Farrell), embora tenha uma bela esposa, Lori (Kate Beckinsale), que a ama, a viagem pela mente humana, soa como uma sinfonia regada às férias perfeitas, tirando-o de sua rotina frustrante, ou seja, memórias reais de uma vida como espião e que, podem ser exatamente o que ele precisa. Mas, algo sai errado e Quaid se torna um homem caçado sem piedade. 

Revelar mais sobre o filme, seria estragar estas e outras surpresas que esta versão reserva aos espectadores ao mesmo tempo em entra em cartaz em grande circuito nesta 6ª feira dia 17.08.2012.


Mas o que é real, o que é fantasia? Qual o limite entre os sonhos e a realidade? Pois bem, essas mesmas perguntas já foram abordadas antes, durante e depois e, acredite, ainda são tabus que tiram o sono de muitos estudiosos e pesquisadores. 

Não há dúvidas que já possam ser encontradas as respostas necessárias de algumas destas pesquisas já elaboradas em algumas partes do mundo que possam simular sim, um pacote de férias, por exemplo, para quem deseja permanecer em casa em seu total conforto e segurança.

Opa... Segurança?! Até que ponto e até onde, a mente humana seria capaz de ir?!... 

Algo para se refletir por décadas e mais décadas. Já que o tema em questão é real, é "RECALL"...



Nenhum comentário:

Postar um comentário