sexta-feira, 1 de junho de 2012

Vampiro americano sangue ruim

Com roteiro de Stephen King (o mestre do horror e suspense na literatura), a graphic novel "Vampiro Americano", além de resgatar o terror clássico dos personagens vampíricos, acaba de ser também aclamada pela crítica como uma das melhores do gênero e o que é melhor, ilustrada pelo brasileiro Rafael Albuquerque.


Vampiros românticos?! Que nada. Foi-se o reinado deles há tempos. Chupa sangue que se preza, tem que ser violento mesmo e saber apavorar. Palavras de ordem como essas, saíram da boca de ninguém menos que Stephen King, o mestre do suspense e horror que, cansado da mesmice na literatura e também no cinema, ambos dominados por versões cheias de bom-mocismo dos dentuços, topou participar de um projeto a convite do quadrinhista Scott Snyder, onde juntos, além de traçarem um perfil do protagonista com traços tipicamente  com uma pitada de tempero brasileiro, o artista gaúcho Rafael Albuquerque, nasceu assim "Vampiro Americano", graphic novel com suas cinco primeiras edições lançadas agora no Brasil em um luxuoso volume em capa dura, pela Editora Panini. O trabalho que conta com suas 204 páginas ilustradas pelo brasileiro, sai por R$ 58,00.


O livro, além de marcar forte presença pelo trabalho que impressiona mesmo quem não é fã do gênero, mostra duas histórias paralelas onde acompanha o período de consolidação dos Estados Unidos como nação. Uma delas, escrita por Stephen King, narrando no início de 1880, como Skinner Sweet, um dos mais temidos ladrões do velho oeste, transformou-se em um novo tipo de vampiro, evoluindo resistente à luz do sol. 



A outra, desenvolvida por Scott Snyder, se passa na Hollywood da década de 1920, mostrando a saga por vingança  de uma neovampira que sonhava em ser atriz de cinema. O que não falta às duas tramas, certamente é o sangue, restaurando o histórico de horror vinculado ao personagem.


O trabalho, rendeu a esse trio de artistas competentes, o Prêmio Eisner de melhor nova série de 2011, praticamente, o "Oscar" dos quadrinhos americanos. Isso prova mais uma vez que, uma história de vampiros que consegue o reconhecimento da crítica e público, acaba sendo não somente uma grata surpresa aos seus idealizadores, como também, prova que esses personagens jamais saem de moda.

É o sangue de sua melhor tipagem mostrando que veio para ficar...

2 comentários:

  1. Isso sim é vampiro prá valer e não aqueles serezinhos de luzinhas bonitinhas q fazem sucesso hj em dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Patthy. Será que nosso amigo Lord Dri tá sabendo disso? Compartilha com ele...

      Excluir