quinta-feira, 31 de maio de 2012

Aloha, seja bem vindo ao Hawaii


Um dos lugares mais isolado do mundo, o Havaí, tem ilhas de natureza exuberante, formadas por erupções vulcânicas no Pacífico, são rodeadas por um mar muito azul, com ondas gigantes. Esportistas do mundo inteiro vão para lá para praticar o surfe, a grande paixão dos havaianos. Mesmo com os arranha-céus e os traços fortemente cosmopolitas da maior cidade Honolulu, o clima dos seus quase 1 milhão e meio de habitantes é despojado, pois suas roupas passam bem longe do conjunto terno e gravata e são feitas de tecidos leves, com cores alegres. Também, com calor tropical praticamente o ano inteiro, não há executivo que aguente permanecer preso junto a um terno e a uma gravata. Sapatos então, nem pensar. A palavra de ordem, é relaxar e curtir. Mas acredite, há quem trabalhe nesse paraíso maravilhoso.

No meio do Oceano Pacífico tinham seis ilhas gigantes e uma centena de ilhotas. Assim é formada as ilhas que compõem o "Paraíso Havaiano". Cenário de grandes produções do cinema, bem como competições acirradas entre surfistas. O arquipélago localizado no Oceano Pacífico é uma das formações geológicas mais recentes do planeta possui cerca de 130 ilhas. Somente oito delas são habitadas: Oahu, onde fica a capital Honolulu, Hawaii Island, Maui, Lanai, Molokai e Kauai, que são as maiores, além de Kahoolawe e Niihau. O trânsito entre elas geralmente se faz de avião e balsas. 



A saudação “Aloha” é usada para dar as boas vindas, cumprimentar ou desejar "paz" e "amor". Já "Mahalo" é "obrigado" no idioma havaiano. Se algum dia você tiver a oportunidade de visitar este belíssimo cenário, não se esqueça destas palavras. Elas serão muito úteis em sua estadia.


Barack Obama é o primeiro presidente dos Estados Unidos nascido no Havaí. Segundo uma declaração feita à impressa pela Primeira-dama, Michelle Obama, não é possível entender Barack, até que entenda o Havaí. Uma grande verdade. Não há como explicar sem antes conhecer esta maravilha.


Antes da chegada dos europeus, o arquipélago havia sido habitado somente por nativos polinésios, durante pelo menos 1500 anos. Ainda assim, não deixa de ser um "paraíso".


A mais famosa das praias do Havaí fica em Honolulu. A Praia de Waikiki. Seu nome significa “águas que borbulham” e seus 3,2 quilômetros de extensão são o point garantido dos aficionados por surfe do mundo inteiro. Suas ondas então, são muito procuradas pelos surfistas por praticarem suas manobras radicais e que rendem muitas histórias também.


Drew Barrymore e Adam Sandler protagonizam o longa "Como se fosse a Primeira Vez" em 2004. A comédia romântica filmada no Havaí, tem como cenário as belas paisagens da ilha de Oahu. Na história, Drew é Lucy, uma bela mulher que sofre de perda de memória e recente. Quando acorda, ela já não se lembra do dia anterior e segue a rotina normal, até encontrar Henry (Adam Sandler), o homem que vai fazê-la se apaixonar por ele, todos os dias. Curiosamente, o filme foi rodado neste local com paisagens exuberantemente descritas pela produção como um "Oásis" natural.


E já que estamos falando de belezas naturais, nada melhor que os "Hibíscos". Com mais de 300 espécies existentes no local, a flor considerada além de patrimônio, um símbolo do Havaí. Muito cultivada também no Brasil, por causa do clima tropical, a planta é utilizada para fazer colares e coroas utilizadas nos luaus e serve de motivo para a estamparia de roupas e objetos em geral.  



UkuleleO instrumento musical típico do Havaí, chegou ao arquipélago junto com os trabalhadores da Ilha da Madeira no final do século XIX, que foram para lá cultivar de cana-de-açúcar. Isso mesmo, cana-de-açúcar. Ukulele significa "pulga saltitante" no idioma havaiano. Além dos britânicos e madeirenses, as ilhas havaianas receberam imigrantes da França, Espanha, China e Japão. 


Seu som é inigualável a qualquer outro instrumento de cordas. Da mesma forma que nosso "cavaquinho" é novidade para os nativos da ilha. 

Mas é claro, que não há nem comparação...

Um comentário:

  1. O paraíso em todos os sentidos, altas ondas, sol e um luar maravilhoso q inspira. Sem mais palavras. Bjs

    ResponderExcluir