quarta-feira, 9 de maio de 2012

Quem foi Howard Carter?


Maldição do Faraó é a crença de que qualquer pessoa que perturbe a múmia de um faraó do antigo Egito, cai por uma maldição pela qual a vítima morrerá em breve. A Maldição do Faraó é uma lenda contemporânea que surgiu no início do século XX, ninguém sabe exatamente quem é o iniciador, mas a mídia, ao mesmo tempo tornou uma lenda de renome internacional.


Havia uma crença de que as tumbas dos faraós tinham maldições escritas sobre elas ou nos seus arredores, uma advertência a aqueles que sabem ler não entrassem. Há casos ocasionais de maldições que aparecem no interior ou na fachada de uma tumba, como no caso do mastaba de Khentika Ikhekhi da VI Dinastia em Saqqara. Estas parecem ser mais dirigida para os Sacerdotes Ka para proteger cuidadosamente a tumba e preservar a pureza ritual, em vez de uma advertência aos ladrões em potencial. Embora tivesse havido histórias de maldições que remontam ao século XIX, elas se multiplicaram na sequência da descoberta de Howard Carter do túmulo de Tutankhamon.


Tal maldição, associada com a descoberta da tumba do faraó  Tutankhamon  da XVIII Dinastia, é a mais famosa na cultura ocidental. Ela afirma que alguns membros da equipe de arqueólogos que desenterraram a múmia do faraó  Tutankhamon  morreram de causas sobrenaturais na sequência de uma maldição do governante falecido. De fato, vários membros da equipe morreram alguns anos depois da descoberta, incluindo o ilustre Lorde Carnarvon, promotor das escavações. Muitos autores negam que houvesse escrito uma maldição, mas outros dizem que o arqueólogo Howard Carter encontrou na antecâmara um óstraco de argila com uma inscrição dizendo: "A morte vai atacar com seu tridente aqueles que perturbarem o repouso do faraó".

Esta, é a origem de um dos arqueólogos mais famosos de todos os tempos. Não, não se trata de nenhum "Indiana Jones", mas sim de Howard Carter, nascido em 9 de maio de 1874 em Kensington, Londres, Inglaterra. 


Assistente de Flinders Petrie, também um dos mais brilhantes e importantes arqueólogos da Inglaterra, Howard Carter teve um bom professor. Fluente em vários dialetos árabes, aos 27 anos de idade, se tornou inspetor-chefe dos monumentos do Alto Egito e Núbia. Após ser transferido para o Baixo e Médio  Egito, alguns anos mais tarde, Howard Carter, fez descobertas importantes para o mundo científico como a tumba de "Amen-hotep III" e "Tutmés IV"Faleceu no dia 2 de março de 1939 em sua cidade natal, Londres, Inglaterra. Se estivesse vivo, ou se permanecesse "mumificado" e quem sabe reanimado, estaria comemorando hoje seu 138º aniversário.


Até hoje, seus trabalhos e seu legado tem inspirado grandes e renomados diretores de cinema a realizarem obras em sua homenagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário