sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sexta-feira 13. É bom tomar cuidado !!!


Sexta-feira 13. Para uns, sinônimo de sorte. Para outros, o azar resolve dar as caras. Superstições à parte, o dia 13 em plena sexta-feira ainda tira sono de muita gente. Os mais supersticiosos, afirmam que a tal data é sinal de mau presságio, bruxaria, magia negra, demônios se revelando, fantasmas à solta, entre outros monstros e entidades do mal que perambulam por aí ganhando força maior neste dia em especial.



O cinema em si, soube como ninguém explorar esse tema e pasmem, sempre foi resultado de grandes bilheterias, além de aterrorizar as plateias do mundo todo com seus clássicos filmes no gênero de terror e suspense. Sendo assim, para celebrarmos essa data tão especial, e muito aguardada por alguns, eis aqui os 10 filmes mais assustadores da história da sétima arte. Certamente que a lista é extensa mas estes, merecem um destaque todo especial. Pronto para levar um susto? Mas atenção, se você é portador de qualquer deficiência cardíaca ou extremamente sensível, melhor não ler este artigo. Se bem que, a sua curiosidade é tanta, que você irá ler do mesmo jeito.


Seria injusto, numa data tão peculiar, deixar de mencionar esse grande clássico do cinema (e há quem negue, no entanto se segurou na cadeira ao ver a imagem do assassino sanguinário, Jason Voorhees carregando seu facão e perambulando pelas alamedas arborizadas do Acampamento Crystal Lake, simplesmente torturando até a morte suas vítimas uma a uma). Claro, com um filão rentável desses, rendeu nada menos que mais 9 sequências e mais um longa onde Jason enfrentou seu oponente (outro assassino em série), Freddy Krueger. Até podemos concordar que os 3 primeiros filmes desta cinessérie, deixou muita gente "morta" de medo. Uma pena que os demais, caíram na banalidade. "Sexta-feira 13 (Friday The 13th)", é isso. Houve até uma refilmagem em 2010, mas... Melhor deixar pra lá.




E por falar no diabo, olha só quem aparece? Ele mesmo, Freddy Krueger. Para quem se lembra desse "afável" sujeito, em "A Hora do pesadelo (A Nightmare On Elm Street)", um assassino de crianças da fictícia Springwood, Ohio, que após ser queimado por pais vingativos, passa a atacar adolescentes em seus sonhos, matando-os no mundo real por tabela. O fato de ter o poder de controlar os sonhos das pessoas e matá-las durante o sono, lhe rendeu as alcunhas de "Lorde dos Pesadelos" e "Senhor dos Sonhos". Outra cinessérie que teve 8 sequências além de um embate com Jason Voorhees no filme "Freddy Vs. Jason" (difícil é saber dizer qual deles é pior). Robert Englund foi o intérprete original de Freddy, um crossover com Jason Voorhees da série "Sexta-feira 13". Em um remake do filme original, lançado em 2010, Freddy Krueger, é interpretado por Jackie Earle Haley. Freddy também aparece no jogo Mortal Kombat de 2010. Alguém ainda se lembra da musiquinha logo no início do primeiro filme? "One, two, Freddy is coming for you. Three, four, better lock your door. Five, six, grab your crucifix. Seven, eight, gonna stay up late. Nine, ten, never sleep again". Que tal tirar uma sonequinha?


Uma carnificina total. É assim que a crítica da época, publicava. E não é para menos, pois um maníaco que retalha suas vítimas com uma serra elétrica e ainda por cima, utiliza partes das peles, para cobrir sua face deformada, isso sim é que deu medo de verdade. Hoje em dia, existem discípulos em todo o mundo que na vida real, imitando a arte, fazem muito pior. E isso talvez se deva ao fato de terem tido o assassino do filme "O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chainsaw Massacre)", (Leatherface), como ótimo professor. Ou vá lá saber o que se passa na mente de um psicopata "serial-killer". Esse sangrento clássico, gerou há alguns anos, duas refilmagens da produção de 1974. Não tão assustador quanto o original. O filme, contava uma história baseada em fatos reais. Em 20 de agosto de 1973, a polícia foi chamada à remota quinta da família Sawyer, onde funcionava o matadouro local do distrito de Travis, no Texas. Foram encontrados no interior da misteriosa casa os restos de 33 vítimas humanas, uma descoberta assustadora que chocou e aterrorizou a nação, e que muitos ainda consideram o mais famoso caso de assassinato em massa de todos os tempos. Usando uma grotesca máscara feita a partir da pele do rosto de suas vítimas e usando uma motosserra, o assassino, conhecido como "Leatherface" (face de couro), virou manchete dos jornais do estado com o título A Casa do "Terror Horroriza uma Nação – Massacre no Texas"As autoridades locais teriam matado um homem que usava uma máscara de couro e afirmando que ele seria o assassino, fechando o caso, subitamente. Entretanto, nos anos que se seguiram, muitas pessoas ligadas à chacina acusaram a polícia de fazer uma péssima investigação e de saber, de antemão, que haviam matado o homem errado. Agora, pela primeira vez, o único sobrevivente do assassinato em massa quebrou o silêncio e contou a verdadeira história sobre o que aconteceu numa estrada rural desértica do Texas, quando um grupo de cinco jovens, inadvertidamente, se viu cercado por um louco com uma motosserra, deixando um rastro de sangue e terror. Em certos momentos, é melhor permanecer calado. Nem que isso venha a custar a própria vida.


Talvez, na opinião da crítica e de muitos apreciadores do gênero terror e suspense, "A Casa da Noite Eterna (The Legend Of Hell House)", é um dos melhores filmes do gênero. O ser humano por si, sente medo daquilo que não vê, certo? Pois bem, se é um filme sobre fantasmas e outras forças demoníacas que você procura, este, é o filme. O enredo, pode parecer piegas mas, até hoje, ainda não produziram nada parecido e com o terror psicológico que há nele. Para se iterar do que se trata, um grupo de estudiosos de fenômenos paranormais vão passar alguns dias numa casa que dizem ser habitada por vários fantasmas. Ui, que meda...


Aqui no Brasil, existem diversas lendas urbanas, sobre brinquedos assassinos.  Embora dois, mereçam a devida menção (o boneco Fofão e a boneca da Xuxa), há quem afirme que estes, eram de fato possuídos por entidades demoníacas, entre outras histórias, que só acarretaram ainda mais na venda desses produtos. Afinal, a propaganda é a alma do negócio. Mas os americanos, foram os pioneiros nesse gênero de terror e suspense. O filme original, foi aclamado pelos críticos como excelente. O pior, é que nos Estados Unidos, basta um roteiro original arrebentar nas bilheterias, que lá vêm uma enxurrada de sequências e continuações absurdas. É o caso de "Brinquedo Assassino (Child's Play)". a história se passa em Chicago, Illinois, na noite de 9 de novembro de 1988. Charles Lee Ray, o notório "Estrangulador de Lakeshore", está sendo perseguido pelo detetive Mike Norris. Abandonado por seu parceiro de crimes, Eddie Caputo, o assassino refugia-se numa loja de brinquedos, na qual é fatalmente atingido no coração por um tiro do policial. Mas antes de morrer, Charles utiliza seus conhecimentos de magia negra para realizar um ritual de vodu a fim de transferir sua alma para Chucky, um boneco da linha Good Guys, que estava na ocasião sendo promovido na TV. Durante o ritual, um relâmpago atinge e destrói a loja, selando a transferência da alma do psicopata para o boneco. No dia seguinte, em meio aos destroços da loja, o boneco é achado por um mendigo, que o vende a Karen Barclay como presente de aniversário para seu filho de seis anos de idade, Andy Barclay (qualquer semelhança com o nome do protagonista "Andy" da série Toy Story é mera coincidência). Vivendo agora como o boneco Chucky, Charles descobre que precisa transferir sua alma do boneco para o corpo da primeira pessoa a quem revelou seu segredo, ou seja, Andy, a fim de ressuscitar ou ficará preso no boneco para sempre. Andy percebe que o boneco está vivo, mas a mãe do garoto e o detetive Norris, que investiga os assassinatos, só passam a acreditar nele depois do boneco ter feito várias vítimas, dentre elas, Maggie (amiga de Karen que concordou em cuidar de Andy por uma noite), Eddie Caputo (seu ex-parceiro de crime, morto em casa numa explosão provocada por Chucky), John "Dr. Death" Simonsen (seu ex-mentor de vodu, a quem Chucky mata via tortura de vodu), o médico Dr. Ardmore em um sanatório, entre outras. Enfim, uma brincadeira mortal. Pois é, o Inmetro deveria ser mais austero no setor de controle de qualidade com os brinquedos atualmente vendidos nas lojas. E os pais, bem, deveriam ter mais controle nas brincadeiras das crianças. Mas cada um, é cada um.


E já que o tema abordado é transmigração de almas, ou melhor, demônios e seus derivados, o filme "O Exorcista (The Exorcist)", que teve mais duas sequências e dois filmes idênticos sendo um na versão estrangeira e outro, americano, (O Exorcista: O Início e Prequela de O Exorcista), em matéria de demônios e possessão, é o clássico dos clássicos dos filmes de terror e suspense. A história, gira em torno do padre Merrin (Max Von Sydow, brilhante em sua atuação), num sítio arqueológico em Hatra, próximo a Nínive, no Iraque, o arqueologista e padre Lankester Merrinvisita uma escavação onde foi encontrada uma pequena escultura de pedra de uma criatura bestial e horrível. Merrin depois encontra uma estranha estátua de Pazuzu, que tem uma cabeça similar àquela anteriormente encontrada. Enquanto isso, Damien Karras (Jason Miller), um jovem padre da Universidade de Georgetown, começa a duvidar de sua fé ao lidar com a doença terminal de sua mãe. Chris MacNeil (Ellen Burstyn), uma atriz que está filmando em Georgetown, percebe dramáticas e perigosas mudanças de comportamento em sua filha de 12 anos, Regan MacNeil (Linda Blair). A menina tem uma convulsão e demonstra poderes sobrenaturais como levitação e grande força. Regan fala palavrões e blasfêmias com uma voz demoníaca masculina. Inicialmente, Chris pensa que as mudanças de Regan estão relacionadas à sua entrada na puberdade, mas os médicos suspeitam de uma lesão em seu cérebro. Regan é submetida a uma série de exames médicos desagradáveis que não acusam nada de anormal, e o médico recomenda Regan a um psiquiatra, a quem Regan ataca violentamente. Ocorrências paranormais continuam a ocorrer, incluindo a cama sacudindo, barulhos estranhos e movimentos inexplicáveis. Esgotados os recursos médicos, um dos médicos recomenda um exorcismo, sugerindo que os sintomas de Regan são resultado de uma possessão demoníaca, devendo ser resolvida por um padre. Em desespero, Chris consulta o padre Karras, uma vez que ele, além de padre, é psiquiatra. Durante o período em que Karras observa Regan, ela constantemente refere-se a si própria como o demônio. Karras inicialmente acredita que a menina sofre de psicose, até que ele lembra dela falando em um idioma estranho, que é de fato inglês de trás para frente. Apesar de suas dúvidas, Karras decide pedir permissão à Igreja para conduzir um exorcismo. O padre Merrin, um exorcista experiente, é chamado a Washington às pressas para ajudar. Merrin e Karras tentam espantar o espírito maligno de Regan. O demônio ameaça e agride ambos os padres, verbal e fisicamente, inclusive usando a voz da mãe de Karras para perturbá-lo, e Merrin tem um infarto. Karras tenta socorrer Merrin, mas ele morre. Karras então agarra o pescoço da menina e desafia o demônio a deixar Regan e entrar nele. O demônio o faz, e Karras comete suicídio se jogando pela janela. Lá embaixo, devastado, o padre Dyer (William O'Malley) administra a extrema unção a KarrasRegan, sem a presença do demônio, tem sua saúde recuperada e não lembra de nada que aconteceu, e vai embora de Georgetown com sua mãe. A trilha sonora deste filme também teve seus méritos. Mike Oldfield compôs uma faixa que ilustra e muito bem o que é possessão demoníaca.


Possessões e demônios à parte, nenhum outro filme deixou plateias nos cinemas com calafrios e de olhos arregalados como "A Profecia (The Omen)" na década de 70. Um simples e adorável garotinho, que nasce com uma marca em seu couro cabeludo contendo a centena 666, é o mote deste filme que gerou mais 2 sequências e uma refilmagem (acredite se quiser, lançada nos cinemas no dia 6 de junho de 2006). Atores de peso como Gregory Peck, davam ao filme setentista, um ar mais sombrio ainda. Hoje em dia, "A Profecia" já não assusta ninguém mais. Mas existem crianças, que parecem já terem vindo ao mundo com o demônio no corpo...


"Reze pelo bebê de Rosemary", assim dizia a chamada do filme. E pensar que uma mãe, pronta para parir um filho, estaria dando a luz não a um bebê, mas sim a um monstro demoníaco sem igual. Na época, o terror não era tão explícito e certas cenas, ficavam a mercê do telespectador dar continuidade à sequência terrível dos fatos acontecendo no filme. Um jovem casal se muda para um prédio habitado por estranhas pessoas. Rosemary (Mia Farrow), quando engravida, percebe que seu marido se envolveu com os vizinhos, pertencentes a uma seita de bruxas, a qual deseja que Rosemary dê a luz à uma criança filha do demônio. A futura mãe, se vê obrigada a tomar medicamentos caseiros dado por aquelas estranhas pessoas, sobretudo por um casal de idosos com atitudes suspeitas. O marido de Rosemary é aliciado com facilidades no emprego, após seus concorrentes no trabalho sofrerem estranhos acidentes que ela atribui à estranhos rituais dos vizinhos. O momento da fecundação de Rosemary, ocorre quando ela é dopada pelo marido e sofre pesadelos horríveis. Premiado com dois Oscars nas categorias de melhor atriz coadjuvante e melhor roteiro adaptado, "O Bebê de Rosemary (Rosemary's Baby)" de Roman Polansky, deu o que falar na época. Mas é um filme para ser visto hoje em dia com outros olhos e oração. Muita oração.


Fenômenos paranormais, forças estranhas se manifestando e instaurando o horror na vida da família Freeling, uma pacata família americana, é o enredo de "Poltergeist - O Fenômeno (Poltergeist)" do aclamado diretor Steven Spielberg. Um de seus melhores trabalhos no gênero terror e suspense. Com mais duas sequências, e depois de se tornar um seriado de TV (Poltergeist: O Legado), o filme, até hoje, deixa muita gente pensativa questionando se há realmente fenômenos paranormais do outro lado do quadrante espiritual. Certas cenas deste filme, se tornaram antológicas como a sequência do menino Robbie (Oliver Robbins) em seu quarto, com medo de dormir tendo seu palhaço de brinquedo sentado diante de sua cama, com aquele sorriso assustador. Ou então, a menininha Carol Anne (Heather O'Rourke), conversando com a TV e infelizmente, morta tragicamente num acidente, comovendo o mundo todo e levantando a polêmica questão em torno da sua morte estar ligada ao fenômeno "Poltergeist". Steven Speilberg, leva o público para o mundo da paranormalidade, onde tudo começa com a menina Carol Anne conversando com o aparelho de TV e móveis que se movem sozinhos, até que em uma noite, durante uma tempestade, Carol Anne desaparece dentro do armário de seu quarto. Por acaso, em um canal de TV sem sinal, a família pode ouvir sua voz e se comunicar com a garota. Os Freeling procuram uma equipe de parapsicólogos e uma poderosa médium para trazer Carol Anne de volta, mesmo tendo que enfrentar um mundo desconhecido, espíritos furiosos e manifestações demoníacas dentro da própria casa, que esconde um segredo terrível. Quer saber mais a respeito? Assita ao filme e delicie-se com cenas de tirar o fôlego.


É possivel enganar a morte? Com essa premissa interessante e original,  a série "Premonição (Final Destination)", com seus 5 filmes todos interligados e com uma trama bem amarrada, é sem dúvida um dos filmes de terror e suspense do segundo milênio, bem interessante. Ok, não assusta, mas deixa muita gente refletindo sobre a pergunta formulada acima. 

Demônios, fantasmas, monstros, bruxaria, premonições, enfim. Hoje é dia de prestar bastante atenção ao atravessar uma rua ou avenida e não se deparar com algum gato preto. Ou então, cuidado ao notar uma escada e evitar de passar por debaixo dela. Superstição para alguns, sorte para outros e ainda há aqueles que nem se importam com a sexta-feira 13. Mas é bom, antes de sair hoje de casa, fazer uma oração pedindo proteção, muita proteção porque independente da data, a bruxa parece estar solta...

2 comentários:

  1. Olá Dani eu nunca tive medo do dia em si mas sim dos filmes de terror q passa na TV. Tenho pavor desses filmes e tb não passo embaixo de escadas em dia nenhum. Vai q... Mais o resto nem ligo. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um com sua superstição, né Patthy. Acredito é na presença de Deus e sei que com Ele ao nosso lado, pode mais.

      Excluir