sábado, 14 de abril de 2012

Os corpos imperfeitos de Alberto Giacometti


A Pinacoteca do Estado exibe este mês, pela primeira vez, as obras do artista Alberto Giacometti intitulado “Corpos Imperfeitos”. Trata-se de uma retrospectiva na América do Sul com 280 obras que o próprio artista destruiu parte de sua produção.


O suíço Alberto Giacometti, considerado um dos mais importantes artistas do Século XX, ficou conhecido por suas esculturas desproporcionais, imagens de pessoas pequenas ou esguias demais. Mas também ganhou fama notória, pelo grande número de obras que destruiu. Em uma de suas entrevistas antes de falecer, Giacometti confessou que algo que produz e fica bom rapidamente, acaba gerando e trazendo sua desconfiança. Loucura ou genialidade é assim que Giacometti expressa sua sensibilidade ao produzir suas esculturas. Filosofia bastante intrigante essa, que lembra um pouco do comportamento das obras impressionistas de Salvador Dalí.


Uma boa e grande parte de sua produção, agora pode ser apreciada e vista na Pinacoteca do Estado, na Luz, onde permanece até o mês de junho. É a primeira vez que uma exposição expõe suas 280 obras desde a década de 1920 até a de 1960. Peças de todas as fases de sua carreira.


Giacometti usou a figura humana como principal fonte de inspiração para suas criações artísticas e sem restringir às esculturas, o artista também dispõe de desenhos, gravuras e artefatos decorativos, que são distribuídos de maneira cronológica e temática. Esculturas influenciadas, por exemplo, pela arte africana e também da Oceania, a exposição apresenta sua primeira obra exibida publicamente, a “Mulher Colher”, esculpida no ano de 1927.

Um comentário:

  1. Tem coisas bem engraçadas nessa exposição. Mostra q é possível rir c/ arte. Bjs

    ResponderExcluir