terça-feira, 27 de março de 2012

Vasos e varizes. Mitos e verdades


A alta temperatura favorece o uso de roupas mais leves, como saias, vestidos e shorts. Entretanto, algumas mulheres não se sentem à vontade ao utilizarem essas peças, em virtude dos vasos e varizes. Existem, porém, diversos fatores que influenciam o aparecimento desses temidos vasinhos, como hereditariedade, hábitos alimentares, postura (permanecer muito tempo sentado ou em pé), tabagismo, gravidez ou até mesmo, o uso de anticoncepcionais.


Dúvidas sobre o aparecimento desses vasos e varizes é o pesadelo de qualquer mulher que seja vaidosa. Para esclarecer de uma vez por todas sobre mitos e verdades sobre este problema que vem afetando as mulheres com frequência, para quem acha que cera quente aumenta os vasos e varizes, engana-se. O que ocorre, é que, quando a pessoa fica exposta, há uma temperatura de calor excessivo que pode dilatar as veias. Como a depilação consiste em um rápido processo, está descartada a possibilidade de ser o fator principal para o tal surgimento.



Drenagem linfática, quando realizada de maneira correta, ou seja, com movimentos e pressão leve, seguindo o trajeto do sistema linfático, ajuda a diminuir o inchaço, tirando aquela sensação de pernas cansadas doloridas, favorecendo o retorno sanguíneo. A drenagem linfática ajuda e não atrapalha. E pode ser realizada como tratamento preventivo de varizes. Assim também como as meias compressoras. Elas ajudam a diminuir o inchaço nas pernas, principalmente em pessoas que levam uma vida sedentária e permanecendo muito tempo sentadas ou em pé.


Não há evidências de que exercícios possam piorar o surgimento de varizes. Quando praticados de forma moderada, ajudam a prevenir o aparecimento de vasos, devido a contração muscular que favorece o retorno do sangue ao coração. Porém, a falta ou excesso de atividade física, seja ela qual for, feita com esforço muito grande, favorece o aparecimento das varizes.


2 comentários:

  1. Sem dúvida q é um artigo mto útil, graças à Deus não sou sedentária e nem faço exercícios em excesso. Vc prestou um gde serviço à mtas pessoas q desconheiam essa inf. Obrigada "Dr D". Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Patthy. "Doc Dee" mais uma vez prestando serviço e informação às pessoas... Beijocas!!!

      Excluir