terça-feira, 27 de março de 2012

Os 126 anos da arquitetura de Mies Van Der Rohe

Nascido na Alemanha e naturalizado nos Estados Unidos, ele foi considerado um dos maiores profissionais da sua área no século 20. O arquiteto Mies van der Rohe, completaria 126 anos nesta terça-feira se estivesse vivo.  O Crown Hall, projetado em 1956 e se tornando a sede do Departamento de Arquitetura do ITI, localizado em Illinois, nos Estados Unidos.



Em 1907, o arquiteto fez a Casa Riehl, sua primeira edificação.


Nos anos seguintes, Mies Van Der Rohe, continuou elaborando projetos importantes, como o Pavilhão Alemão de Barcelona. Em 1930, Mies assumiu a direção da Bauhaus, a mais renomada escola de design, artes plásticas e arquitetura da Alemanha.


O arquiteto utilizou cimento e estruturas de aço em suas primeiras casas e galpões industriais, mas o seu ideal estético incluía também o uso de materiais nobres como mármore travertino, ônix ou aço cromado. Ele procurou estabelecer um novo estilo arquitetônico que poderia representar os tempos modernos. 


Em 1938, Mies Van Der Rohe viajou para os Estados Unidos para dirigir o Instituto Armour, onde uma das suas principais funções era a de fazer um novo Plano Piloto para o campus do Instituto de Tecnologia de Illinois, local em que estão localizados a maioria dos projetos.


Mies Van Der Rohe, justificava sua apurada racionalidade da forma e do minimalismo de suas obras. "Deus, está nos detalhes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário