segunda-feira, 26 de março de 2012

Calórico, porém saudável, o abacate é a fruta da vez


O abacate, além de saboroso, versátil e combinar com receitas doces e salgadas, pode trazer diversos benefícios à saúde. O problema está nas calorias, pois 100 gramas da fruta têm aproximadamente 160 calorias, o equivalente a dois pães franceses. Por isso, é preciso controlar a quantidade ingerida. Além disso, a fruta possui uma gordura boa para o coração. Já que o abacate é conhecido por uma gordura, chamada “monoinsaturada”, considerada uma gordura boa, que é indicada para o consumo. É também rico em minerais, como o “cálcio”, “ferro”, “magnésio”, uma quantidade boa de “potássio” e principalmente, vitaminas “A” e “E”.


A recomendação dos nutricionistas é o abacate ser consumido todos os dias sem problema, no máximo cem gramas diários. É uma gordura, ou seja, um lipídio e 1 grama de lipídio tem nove calorias. Quem come de maneira desenfreada, pode acabar com excesso de peso. Na quantidade ideal, o abacate é indicado também para a dieta dos diabéticos. As fibras diminuem a glicemia e fazem bem para o diabético.


A melhor forma de comer a fruta é em sua forma natural, fresquinha. Pode ser no café da manhã ou no lanche. Mas os nutricionistas advertem que, após cortada, a fruta pode ser mantida por até 24 horas na geladeira. Por exemplo, digamos que você abriu o abacate, consumiu e quer guardar a outra metade. Ela pode ficar na geladeira sem problemas. Para evitar que a fruta oxide muito, é só guardá-la com o caroço.


O abacate rende ainda várias receitas salgadas. Para aproveitar o que tem de melhor, sem o risco de ficar ainda mais calórica, o ideal é misturar com saladas. E para quem gosta de fazer vitaminas, é só acrescente leite desnatado. Já nas sobremesas, substituir o creme de leite por iogurte natural e usar adoçante, no lugar de açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário