quarta-feira, 28 de março de 2012

Tempestade solar


Uma tempestade solar, a maior nos últimos cinco anos, chegou à Terra há algumas semanas, depois de viajar mais de 150 milhões de quilômetros pelo espaço. O fenômeno, acabou gerando impactos na Terra,  forçando algumas companhias aéreas a desviar seus voos e ameaçando interrupções de energia. A NASA e outras agências espaciais advertiram que a tempestade poderá alterar os sistemas de posicionamento global (GPS), satélites e redes de energia, o que já levou algumas companhias aéreas a mudar suas rotas de voo próximas aos polos.

No entanto, o campo magnético da Terra parece estar absorvendo o peso do impacto e é improvável que alcance um nível mais grave, conforme dito por pesquisadores dos Estados Unidos.


A ponta da ejeção de massa coronal, uma explosão de partículas e plasma quente, fez com que o Sol entrasse em erupção, impactando a Terra, explicou a National Oceanic and Atmospheric Administration (N.O.A.A., sigla em Inglês). As previsões de que a tempestade poderia chegar ao nível três, em uma escala de cinco, atingindo um nível "forte" de radiação solar e tempestades geomagnéticas, "ainda parecem ser justificadas", declarou a N.O.A.A. Até agora, a orientação do campo magnético tem sido o oposto do que é necessário para tornar o impacto mais forte. À medida que o evento avança, este campo continuará mudando.


A NASA previu durante a noite que a tempestade poderia atingir o nível "grave" e é esperado que seus efeitos durassem até 3 dias. A tempestade é, provavelmente, a pior desde dezembro de 2006, informou o cientista da N.O.A.A., Joseph Kunches. Espera-se que os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), não sejam afetados pela tempestade de radiação, segundo a NASA.


As tempestades geomagnéticas e de radiação estão se tornando mais frequentes à medida que o sol passa de seu período mínimo de atividade solar para máximo, o que acontecerá nos próximos anos, mas os seres humanos deverão estar protegidos pelo campo magnético da Terra. No entanto, alguns especialistas estão preocupados porque, como a dependência da tecnologia de posicionamento global por satélite (GPS) é maior do que era durante a última tempestade solar, poderá haver mais transtornos na vida diária. O distúrbio começou na noite de domingo, em uma região ativa do Sol chamada 1429, com uma grande explosão solar associada a uma rajada de vento solar e plasma, conhecida como ejeções de massa coronal, que caiu na Terra a cerca de 6,4 milhões de Km/h. A NASA afirmou que a primeira erupção (classificada na poderosa classe X e direcionada para a Terra) foi a maior do ano e uma das maiores deste ciclo mínimo solar, que começou em 2007.


As tempestades solares só causaram breves apagões de rádio de alta frequência, segundo a N.O.A.A.


Quente demais para suportar...

3 comentários:

  1. Dani não sei pq a imprensa não divulga essas coisaa c/ mais frequência, explica e prepara a gente p/ enfrentar esse tipo de situação. Uma informação sobreessa tempestade poderia salvar mtas vidas (caso necessário) sem contar q é um assunto mto interessante. Mas preferem falar de outras coisas q pouco importam ou q já estamos carecas de saber como o caótico trânsito das gdes cidades q nunca melhora nem muda de lugar. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque infelizmente Patthy, esse tipo de assunto não é de interesse da população. Prova mais uma vez que o meu Blog sai na frente com a publicação de um artigo interessante como esse, certo?

      Excluir
  2. O q seria de seus leitores (e amigos) se não fosse vc p/ nos informar? staríamos roubados p/ não dizer outra coisa. Bjs

    ResponderExcluir