quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia Internacional da Síndrome de Down

Será que você tem algum amigo com Síndrome de Down? Já parou para pensar no que é isso?

A Síndrome de Down é um acontecimento genético natural e universal. Isso quer dizer que a síndrome não é resultado da ação ou do descuido de mães ou pais, como muitos pensam. E nem é uma doença. Ela é causada por um erro na divisão das células durante a formação do bebê (ainda feto). Só para você ter uma idéia, de cada 700 bebês que nascem, 1 tem Síndrome de Down. Por isso, qualquer mulher, independente da raça ou classe social pode ter um bebê portador da Síndrome de Down. Por mais avançada que a medicina esteja, até hoje, a ciência ainda não descobriu os motivos que provocam essa alteração genética, portanto, não há como evitar.


Você já deve ter ouvido falar que todas as características de uma pessoa, como a cor da pele, dos olhos, o tipo e cor dos cabelos, a altura e tudo mais,  fazem parte de uma herança genética, certo? E como isso acontece? Por meio dos genes. São os genes, presentes nos cromossomos, que carregam tudo o que somos. Cromossomos, são pedacinhos do núcleo das células, que contém as características que cada um de nós herdados do pai e da mãe. Mesmo sabendo que existem semelhanças entre as pessoas com Síndrome de Down, não há exames que determinam, durante o nascimento, como a pessoa ou a criança, depois adolescente e adulto, irá evoluir durante a sua vida.  Hoje, com as descobertas da medicina, sabe-se que para a criança com Down desenvolver todo seu potencial, é importante que, desde cedo, seja amada e estimulada pelos pais, irmãos e profissionais habilitados.

A alteração genética das crianças com Síndrome de Down, faz com que todas elas, além se tornarem muito parecidas, tenham características como hipononia (flacidez muscular, o bebê é mais molinho), comprometimento intelectual (a pessoa aprende mais devagar) e aparência física (que consiste nos olhos puxados).


Aceitar as diferenças, atualmente, com a Síndrome de Down, permite mais qualidade de vida, melhores chances e desenvolvimento para os portadores. Infelizmente, esse avanço ainda não foi suficiente para acabar com um dos principais obstáculos que as pessoas portadoras da Síndrome de Down enfrentam, ou seja, o "preconceito". A mídia, já incluiu em seus folhetins, várias novelas e filmes que mostraram os portadores da Síndrome de Down,  podem ter uma vida normal, embora necessitem de cuidados. Há alguns anos, a novela "Páginas da Vida" de Manoel Carlos, mostrou a menina Clara, uma criança com Síndrome de Down. Até há alguns anos, poucos sabiam que,  quem é poprtador é capaz de trabalhar e até de atuar, como fez a atriz mirim Joana Mocarzel, que representou a menina Clara.


O dia 21 de março, foi escolhido pela associação "Down Syndrome International" para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down, em referência ao erro genético que a provoca. Como todos sabem, uma pessoa normal possui 23 pares de cromossomos. Já os portadores de Síndrome de Down, tem 3 cromossomos no par de número 21. Daí o motivo desta data em especial, ou seja, 21/03.

Portanto, ser diferente é normal.

Um comentário:

  1. São pessoas absolutamente normais como diz o cartaz acima. E mesmo aprendendo devagar, aprendem direito e demonstram inteligência mto gde. Um exemplo de tamanho destaque foi visto no América Celebra a Chespirito qdo um menino colombiano foi o único fã q conseguiu o q todos queriam, a atenção especial e o carinho de Chespirito e conseguiu isso pq foi destaque especial do concurso infantil de imitadorestendo o reconhecimento de TODOS os presentes na homenagem.

    ResponderExcluir