quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher


No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de New York, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário na época), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. E o saldo de todo esse motim, foram mulheres trancadas dentro da fábrica, que subitamente, foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano e covarde.


Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mesmo já sendo lembrado e comemorado em todo o mundo, “O Dia Internacional da Mulher”, só foi reconhecido como data oficial no ano de 1975, através de um decreto oficializado pela O.N.U. (Organização das Nações Unidas).



Hoje em dia, na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, as mulheres ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história. 


A verdadeira mulher é aquela que conhece a arte de escandalizar com classe, delirar sem perder a razão, roer as unhas sem demonstrar medo, gargalhar sem cair na vulgaridade, pedir desculpas sem se rebaixar, seduzir um homem sem que ele perceba e se preocupar em evidenciar a sua beleza, anunciando ela própria, que não há outro mérito melhor.


Mulher. Mesmo sendo frágil, serás sempre poderosa!


3 comentários:

  1. Dani querido, obrigada pela homenagem. Q lindo! Vou compartilhar! E mande um Feliz dia da Mulher p/ sua mãe e sua noiva. Ah se não fossem vcs meninos, quem iria nos fazer gargalhar c/ classe e ter a quem seduzir sem chamar a atenção? Bjs p/ vc amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês são o alicerce da nossa existência. o Que seria de nós homens sem as mulheres...

      Excluir
  2. Muito obrigada meu amor pela homenagem. Somos fortes e guerreiras, mas precisamos muito de homens como vc que nos valorizam e que nos amam. Beijos Te Amo!!!

    ResponderExcluir