sexta-feira, 9 de março de 2012

Tim Maia, um musical que vale tudo !


Muitas vezes esquecida pelos encenadores, a magia do teatro só se estabelece quando o público acredita ter diante de seus próprios olhos, uma realidade e não apenas a tentativa de recriar uma história. Desde a sua estreia no Rio de Janeiro, há sete meses, “Tim Maia – Vale Tudo, O Musical”, um espetáculo visto por 100.000 espectadores, a maioria entusiasmada com o resultado, finalmente chega à São Paulo no Teatro Procópio Ferreira.


A chegada, portanto, cercada de uma expectativa que poderia resultar em uma grande decepção, não corre este risco. Escrito por Nelson Motta, cujo personagem principal, sob a responsabilidade do ator Tiago Abravanel, de 24 anos e neto do apresentador Silvio Santos, parece ter (além de ser um ator de luz própria e esforço visível no palco) encarnado a figura do lendário e saudoso Sebastião Rodrigues Maia (1942 – 1998). Mais conhecido pelas massas como Tim Maia. Tamanha é a fidelidade da caracterização do artista. À frente de onze atores e sete instrumentistas, Tiago Abravanel, recria o personagem dos 12 aos 55 anos de idade, soltando seu vozeirão potente em um repertório de 25 canções. Estruturada como um flashback durante o último show de Tim Maia, realizado em Niterói (RJ), no qual ele passou mal e, uma semana depois, veio a falecer, trata-se de um espetáculo linear. A infância, o encontro com Roberto Carlos, interpretado pelo convincente ator Reiner Tenente e Elis Regina, na pele da atriz Izabela Bicalho, a dependência das drogas e o estouro nos anos 70, costuram temas como “Azul da Cor do Mar”, “Sossego”, “Chocolate” e “Me Dê Motivo”.


Sem ousadias estéticas, a direção de João Fonseca tira proveito do elenco e da empatia do biografado. “Tim Maia – Vale Tudo, O Musical”, mostra-se uma montagem convencional, e isso se revela não somente uma qualidade, como também uma história bem contada que ao mesmo tempo diverte, emociona e não se acanha e nem se envergonha de estar ancorada na escolha acertada do protagonista.


Afinal, seria difícil acreditar no sucesso desta produção impecável, sem Tiago Abravanel.



Um comentário:

  1. Tim Maia foi um gde cantor em todos os sentidos. Não há quem não conheça o "síndico" e quem admire suas músicas e seu jeito único. Thiago Abravanel provou q não é apenas o neto do Silvio Santos mas tb um excelente e versátil ator. Adorei vê - lo na novela Amor e Revolução como o revolucionário David. E vê - lo cantando Tim Maia pela tv foi como se o próprio Tim voltasse. Se não for tão caro c/ certeza irei prestigiá - lo. Bjs

    ResponderExcluir