quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Femme Fatale Forever


Provocante, talentosa e controversa. No ano em que se completam 50 da morte de Marilyn Monroe, essas características da personalidade e da vida da atriz americana são celebradas em peças, filmes e exposições. Protagonista de longas como "Quanto mais Quente Melhor" de 1959, indicada ao Globo de Ouro por "Os Homens Preferem As Loiras" de 1953, Marilyn Monroe, foi não só uma das mais famosas estrelas da história do cinema, como também, ficou conhecida por seu caso com o então presidente americano John F. Kennedy, nos anos 60. Marilyn, que morreu em 5 de Agosto de 1962, tornou famosa a forma sensual por cantar "Parabéns Para Você (Happy Birthday To You)" em uma festa de aniversário de Kennedy.


Da esquerda para direita, acima, Marilyn The Godess, on the set of The Misfits por Ernst Haas 1960; Marilyn II por Werner Berges 2003; Marilyn With Channel No.5 por Ed Feingersh 1955. Abaixo, da esquerda para a direita, The Last Sitting por Bert Stern 1962; Turquoise Marilyn por Andy Warhol 1962 e Monroe On The Red Velvet por Tom Kelley 1949. 


Sua imagem, foi a primeira definição do termo "Sex Symbol", que mais tarde seria definido como pop. Pode se dizer, que sua história de vida foi um roteiro hollywoodiano, encenado à perfeição fora das telas. Um grande apanhado de esterótipos que viriam a significar o que é a vida de uma estrela na calçada da fama. Não conheceu o próprio pai, foi criada por uma mãe relapsa, além de passar a vida em orfanatos. Some o princípio de carreira como modelo, seu affair com o presidente mais famoso dos E.U.A. já tiveram... Até sua morte, no auge, uma sombria overdose de barbitúricos, contribuiu ainda mais para a eternidade de sua lenda. Afinal, ao contrário de Liz Taylor, outra estrela da mesma constelação.


Marilyn Monroe, não envelheceu diante dos olhos do público. Sua vida pode ser vista de perto, de Março até Abril, numa exposição em São Paulo, na Cinemateca Brasileira. Pela primeira vez o mais completo e maior acervo da grande diva do cinema americano. Mais de 286 obras de 80 expoentes que eternizaram a diva. Desde de Andy Warhol, Richard Avedon, Bert Stern à Henri-Cartier Bresson. 

Alguns nomes, que em seus trabalhos, contam a história da mais adorável das pecadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário