quinta-feira, 2 de agosto de 2012

São Paulo da garoa, São Paulo terra boa...

Apesar de toda a loucura diária, São Paulo é uma megalópole que jamais dorme. Poderíamos classificar uma cidade como essa, como um estilo comum, mas estaríamos mentindo. Pois seus encantos sejam eles durante o dia, a tarde, a noite e até mesmo durante a madrugada, escondem atrações interessantes. E o melhor, algumas delas simplesmente de graça, ou seja, você não desembolsa um centavo se quer para ver e visitar. A menos que dentro destas atrações necessite pagar algum valor. E mesmo que seja, não é tão absurdo assim, certo? O turista que chega a São Paulo disposto a apreciar os museus, centros culturais, parques urbanos e prédios históricos tem um verdadeiro desafio, não só para se locomover na maior metrópole do país, mas também para escolher as melhores atrações da cidade. Por isso, para não deixar você perdido em sua passagem pela maior cidade do país, o DARGONBLOGS selecionou 10 atrações boas e gratuitas, facilitando a sua estadia e preservando também o seu bolso, é claro. 

Se existe um prédio imponente bem no centro da cidade, no coração do "centro velho" de São Paulo, é o Centro Cultural Banco do Brasil, construída em 1901, a antiga sede do Banco é palco de diversas expressões artísticas, como as exposições que costumam ocupar três andares do prédio. Com teatro, cinema e café, e mesas nas calçadas. Onde: Rua Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo. Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 20h.




Theatro Municipal, que após três anos de trabalho, ganhou poltronas de veludo vermelhas, carpetes e passarelas novos, vitrais restaurados, nova estrutura de palco e um restaurante com projeto dos irmãos Campana, é um estabelecimento que merece sim ser visitado várias vezes. As visitas guiadas, que também podem incluir o Museu do Theatro, devem ser agendadas por 
e-mail (tmeducativo@prefeitura.sp.gov.br). Onde: Praça Ramos de Azevedo, Centro, São Paulo. Horário de Funcionamento: A visita depende de agendamento. 




Oscar Niemeyer sempre foi considerado um gênio da arquitetura moderna. O criador de obras imponentes, que incluem em suas criações a cidade de Brasília, o Sambódromo entre outras obras, nenhuma ganha tanto destaque quanto o Memorial da América Latina. Projetado principalmente para acolher diversas manifestações artísticas, como dança, exposições, teatro e cinema, o local é ponto de referência na cidade de São Paulo. Onde: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo. Horário de funcionamento: Terça a Domingo, das 9h às 18h.




Se você é daqueles que respira cultura, o Centro Cultural São Paulo, com seu conjunto de bibliotecas (geral, de arte e em braile), discoteca e gibiteca, atrai gente para as mesas de leitura e o jardim. Recebe exposições e, à noite, os espetáculos de dança, shows, filmes e peças são o ponto forte deste lugar. Os ingressos não passam de R$ 20. Onde: Rua Vergueiro, 1000 (Paraíso). Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 23h30. Como chegar até lá? Simples, metrô linha azul, estação VERGUEIRO.




O Museu de Arte Contemporânea (MAC), apesar do nome, o ótimo acervo do MAC é de arte moderna, graça ao mecenas Ciccillo Matarazzo (1898-1977), que doou à Universidade de São Paulo obras de Picasso, Kandinsky, Miró, Modigliani, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, que antes ficavam no Museu de Arte Moderna. Para ampliar a quantidade de peças em exposição, o museu foi transferido para o antigo prédio do Detran no início de 2012Onde: Avenida Dante Pazzanese, S/Nº, Vila Mariana. Horário de funcionamento: Terça a Domingo, das 10h às 18h.



Centro Cultural FIESP Ruth Cardoso. A galeria de arte tem sempre ótimas exposições. No Teatro Popular do Sesi, aos domingos, há concertos grátis sempre às 12 horas. A programação mensal do teatro inclui pelo menos uma montagem inédita para o público infantil e outras duas para o adulto. Onde: Avenida Paulista, 1313, Cerqueira César, São Paulo. Horário de funcionamento: Segundas, das 11h às 19h30; Terças à Sábados, das 10h às 19h30; e aos Domingos, das 10h às 18h30. 





Conhecido pelo público paulista por "MIS", o Museu da Imagem e do Som, é um museu diferenciado dos demais. Nele, o forte são as exposições que exploram a ligação das mídias e da tecnologia com a arte. Há programação de filmes, mostras, cursos e eventos. Onde: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo. Horário de funcionamento: Terça à Sábado, das 12h às 22h e aos Domingos, das 11h às 21h.




Pavilhão das Culturas Brasileiras. Peças de cerâmica, gravuras, pinturas, e esculturas representam a produção artesanal no país. Onde: Avenida Pedro Álvares Cabral, Portões 3 e 10, Parque do Ibirapuera, São PauloHorário de funcionamento: Terça à Domingo, das 9h às 17h.




Instituto Tomie Ohtake. O arquiteto Ruy Ohtake deixou sua marca não só em locais como a Av. Paulista no Center 3, mas também no bairro dos Pinheiros, com este prédio cor-de-rosa de formato curioso. Aqui ficam cinco salas de exposições, que abrange além de diversas programações, artes visuais, design e fotografia. Onde: rua dos Coropés, 88 (Pinheiros). Horário de funcionamento: Terça à Domingo, das 11h às 20h.



Com cara de museu grande, mas pequeno e aconchegante ao mesmo tempo, o 
Museu Lasar Segall, cujo o pintor lituano, naturalizado brasileiro, viveu durante 25 anos nesta casa. O acervo tem 3 mil peças, entre pinturas, esculturas, gravuras e desenhos. Há ainda biblioteca, cinema (R$ 10) e café. Onde: Rua Berta, 111 (Vila Mariana). Horário de funcionamento: Terça à Sábado, das 14h às 19h.





Conheça São Paulo. De dia, à tarde, de noite e de madrugada. Um convite irresistível...

Nenhum comentário:

Postar um comentário