quinta-feira, 12 de julho de 2012

Evitando problemas com pacotes de viagens nas férias


A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) alerta para alguns cuidados que podem evitar problemas com pacotes de viagem comprados em agência de turismo ou em sites de compras coletivas. No primeiro semestre deste ano, o  PRO CON  de São Paulo registrou um aumento de 28% no número de reclamações relacionadas a pacotes de viagens. As estatísticas, segundo o PRO CON, mostra que, algumas agências de viagens, que vendem pacotes pela internet em uma página de compras coletivas, nem sempre honra conforme aquilo que promete aos seus clientes. O resultado, quase sempre é uma grande frustração, além de grande transtornos causados pelas empresas que vendem esses pacotes. 

Um exemplo, é a história de um casal, que tentou se resguardar antes de realizar a compra e, encontrou apenas uma reclamação contra a empresa. Sem contrato assinado, a troca de e-mails é a única prova da compra. Eles compraram  o pacote para Paris de uma parceria da Tudo Mais Vip com a Tripular. A Tripular encerrou as atividades em março deste ano, e a Tudo Mais Vip não tem mais site.

No primeiro semestre desse ano, o  PRO CON de São Paulo recebeu 2.086 reclamações. Houve um aumento de 28% em relação ao mesmo período do ano passado. As principais queixas são de problemas no contrato e cobranças indevidas. Além disso, a ABAV aponta alguns cuidados fundamentais a serem tomados antes que um pacote de viagem seja fechado: conferir no Cadastur, o cadastro no Ministério do Turismo, se o hotel ou a agência estão autorizados a operar; e verificar se existem queixas contra a empresa na internet, no  PRO CON  ou na própria associação. "Entrar em contato com o agente de viagem para ver como está o atendimento do hotel, se é o desejado. Então, há hotéis quatro estrelas, por exemplo, que não valem duas", explica Edmar Bull, vice-presidente da ABAV-SP.

Exemplo prático, de uma outra cliente, que escolheu uma grande operadora, não escapou do desgosto. A viagem da família a Porto Seguro (BA) saiu como previam a operadora e a agência de viagem. Mas em vez de fotos da praia, os registros que a família trouxe foram das más condições do hotel. Ela já entrou na Justiça. "Foi vendido uma coisa e chegando ao destino encontramos um hotel totalmente sem estrutura, sujo e até com bichos", diz. A agência CVC informou que o hotel foi notificado e que a família receberá o valor das diárias de volta. 

O PRO CON elaborou a cartilha de férias Boa Viagem com orientações sobre os direitos do consumidor. 
Por isso, fique atento quando sair para viajar, para que as suas tão almejadas férias não se transformem de sonho para pesadelo.

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