sábado, 19 de maio de 2012

Alma de músico

O pianista e maestro Vladimir Ashkenazy, um dos grandes músicos do século 20 (e do 21), vem finalmente a São Paulo. 

Foi no distante 6 de julho de 1937, na cidade de Gorky, hoje Nizhny Novgorod, no oeste da Rússia, que nasceu Vladimir Davidovich Ashkenazy. Os estudos de piano, iniciados aos seis anos de idade, logo fariam do prodígio um dos maiores pianistas de que já se teve notícia, com uma trajetória mundialmente conhecida, tanto nas salas de concerto quanto por suas gravações. Nos anos 1980, ele passou também a atuar como regente, construindo outra carreira extremamente respeitada. Pois é nesta função, que o maestro e pianista, dá o ar da graça de nos brindar com sua visita em terras tupiniquins, à frente da Orquestra Sinfônica Alemã de Berlim, em quatro récitas. Uma matinê para as crianças com até 12 anos, o que deve se acrescentar que, todos os ingressos já estão esgotados, uma apresentação ao ar livre no Auditório Ibirapuera e dois concertos no imponente Teatro Municipal, dentro da temporada do Mozarteum.




De sua casa em Meggen, na Suíça, enquanto descansa em seus aposentos, não esconde sua paixão por futebol quando criança e confessa que sua maior sinfonia, seria a de conhecer o rei Pelé.

Para Ashkenazy, a música, talvez seja um dos maiores mistérios da criação artística. Sem deixar de mencionar que, quando se toca algo, jamais deve ser nada menos que ótimo.

Por isso, segundo ele, ninguém deve dizer o que a música deve ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário