quinta-feira, 26 de abril de 2012

Boston em 48 horas


Nem tão grande, nem tão pequena. Boston é assim: uma cidade na medida certa para quem gosta de explorar atrações a pé. Com uma fantástica coleção de museus, edifícios históricos e espaços ao ar livre, a cidade, que fica a apenas 3 horas e meia de Nova York (1 de avião), oferece uma gama de atividades para fazer em um fim de semana. Para visitar mais museus, fique mais um dia.


Que tal apreciar uma obra de arte contemporânea à beira do rio, que também pode ser chamada de museu? O Institute of Contemporary Art é menor que o Masp, em São Paulo, ou que o MoMA, em Nova York, mas suas exposições são sempre muito interessantes e trazem o que há de mais moderno para os dois andares do espaço, que é um ícone arquitetônico da cidade. Apesar de não ter muita coisa por perto, somente os restaurantes, hotéis e prédios comerciais do Seaport District, a vista da baía é espetacular e compensa a caminhada de volta a downtown. Se quiser comer algo, a dica é o The Barking Crab, que serve frutos do mar, entre eles lagosta e caranguejo, duas especialidades da casa. De lá para a parte mais famosa da cidade, onde ficam o Faneuil Hall e o Quincy Market são cerca de 30 minutos a pé (ou você pode pegar o T, como é chamado o metrô, na South Station). Pare para almoçar no mercado Quincy e recarregar as energias. O mercado tem mais de 40 opções, de sanduíches e snacks a refeições completas.


Depois da pausa do almoço, dois programas valem a pena. Para os adultos, a dica é passear pelas lojinhas do Faneuil Hall: não é o complexo de compras mais completo da cidade, mas tem Victoria's Secret, Urban Outfitters e Nine West (para comprar sapatos). Se estiver com crianças, o New England Aquarium é a melhor opção – fica a 5 minutos a pé do Faneuil Hall. Peixes de todo tipo, focas, tartarugas marinhas, tubarões e um tanque de 750 mil litros de água para ver todos eles de pertinho vão entreter os pequenos por pelo menos uma hora.


Para jantar, o bairro italiano conhecido como North End Little Italy tem tradicionais restaurantes como o Bricco, Cantina Italiana e Galleria Umberto, todos na Hanover Street.


Reserve a manhã do segundo dia para curtir os jardins e gramados da Harvard, em Cambridge, a uma ponte de distância do centro de Boston. Se estiver hospedado em Boston, você pode pegar o metrô ou cruzar a ponte sobre o Rio Charles a pé. Chegando na Harvard Square, encontre a entrada mais próxima para o complexo da universidade mais antiga dos Estados Unidos, fundada em 1636. Sente em uma das escadarias e explore os prédios. Mesmo ficando pouco no local, é possível sentir um pouco do espírito empreendedor de Cambridge nos jardins de Harvard. Nos arredores, há livrarias, sebos e lojinhas que vendem objetos e camisetas com o logo da universidade. Vale a pena levar um souvenir para casa. Nessa parte, a mais descolada da cidade, o que não faltam são opções charmosas de restaurantes, lojinhas, cafés com clima jovem e descontraído. Depois do almoço, peça uma sobremesa em uma das casas de chocolate mais gostosas da cidade, a L.A. Burdick. O MIT (Massachusetts Institute of Technology) também fica próximo dali. Se o seu negócio for conhecer um dos maiores centros de tecnologia e empreendedorismo do mundo, a sugestão é dar um pulinho lá (estação Kendall Square).


Quem gosta de arte não pode passar por Boston sem conhecer o Museum of Fine Arts, que recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano. Reserve pelo menos umas duas horas para conhecer um pedacinho do museu (é gigante!). Os museus da cidade estão sempre se renovando: aberta em setembro de 2011, a nova ala do Fine Arts tem sete galerias de arte contemporânea. Uma das novidades de 2012 é o Boston Tea Party Ships & Museum, que foi reformado e abre as portas para o público em junho de 2012 com o dobro do tamanho e duas réplicas de navios históricos: Eleanor e Beaver (o terceiro, Darthmouth, será inaugurado em 2013). Se o final de tarde estiver bonito e o tempo não estiver encoberto, vá até a estação Copley do metrô e ao descer aproveite para conhecer a Boston Public Library, que guarda uma coleção de quase 9 milhões de livros. Depois, siga para o Skywalk Observatory, no Prudential Center, o edifício mais alto da cidade. A vista de 360 graus do 50º andar do prédio ajuda a criar um mapa mental de Boston e escolher a próxima parada. Pertinho dali (3 minutos a pé) está a Newbury Street, a "5ª Avenida" de Boston, com as melhores lojas, restaurantes e gente moderninha. Comer nessa rua pode ser um pouco caro, então o tradicional Clam Chowder do Legal Sea Foods, com 10 unidades em Boston, pode cair como uma luva (há um dentro do Prudential Center).


É impossível ignorar a importância histórica de Boston: a cidade foi palco de um evento histórico importantíssimo para a história do país: olhe para o chão e siga a trilha de tijolos vermelhos conhecida como "The Freedom Trail", que passa por 16 prédios históricos, monumentos e marcos que remontam a época da Revolução Americana, que levou os Estados Unidos à independência em 4 de julho de 1776.


Se ainda estiver com pique, o Museum of Science é diversão garantida para adultos e crianças. Brinquedos tecnológicos e engenhocas chamam a atenção dos visitantes, que também podem assistir a uma sessão do planetário.


Para apreciar a arte de Botticelli, Rembrandt, Degas e outros artistas famosos, inclua o Isabella Stewart Gardner Museum na sua lista. O museu é uma espécie de palácio veneziano inaugurado no início do século 20. Em janeiro de 2012, o museu ganhou uma nova ala.


Para aproveitar o final da tarde, o Boston Commom, o parque mais antigo dos Estados Unidos, é uma ótima pedida. O local abriga uma coleção de esquilos, que ficam se exibindo para fotógrafos amadores, principalmente brasileiros, que adoram a espécie.

Dicas:

  • Compre o bilhete recarregável carinhosamente apelidado de Charlie Card para pegar ônibus e metrô na cidade. Cada passagem sai por US$ 1,70;
  • Não deixe de provar a sopa mais famosa da região, conhecida como clam chowder;
  • Datas interessantes para visitar a cidade: em março, no St. Patrick's Day, ou em julho, na semana do 4º de Julho (Independência). A cidade tem algumas das maiores festas do país;
  • Se gostar de beisebol, é possível fazer um tour guiado no Fenway Park, que completa 100 anos em abril de 2012;
  • De abril a outubro, agende um passeio para ver baleias jubarte nos arredores de Boston.


Agora, é só arrumar as malas e desfrutar desta pequena e notável cidade americana.

Um comentário:

  1. Q legal. Lugares bem convidativos realmente. E será q aí não cabe um espacinho p/ ver uma partida do Boston Celtics? Gosto de basquete é um jogo bem divertido, não importa quem jogue é sempre legal. Seria bacana ver uma partida da NBA ao vivo. Bjs

    ResponderExcluir