sexta-feira, 27 de abril de 2012

Os Vingadores. Eles chegaram...

Homem de Ferro, Capitão América, Viúva Negra, Thor, Gavião Arqueiro e Hulk. Os maiores e mais poderosos paladinos da justiça do universo Marvel, sob o olhar e comando austero de Nick Fury (responsável pela S.H.I.E.L.D. Strategic Hazard Intervention Espionage Logistics Directorate), finalmente dão as caras em um dos projetos mais audaciosos e fantásticos da história do cinema. 




Esqueça tudo que você já viu em matéria de filmes de super-heróis. "Os Vingadores (The Avengers)" é o tipo de filme que agrada até quem não é fã de quadrinhos. Tamanho é o seu impacto. 



Para recordarmos, a Marvel parece ter se consolidado no cinema, com seus super-heróis sendo levados à adaptações, cada vez mais ousadas e criativas. Graças ao seu criador, Stan Lee, que sempre que pode (assim como Alfred Hitchcock), faz uma breve aparição em seus filmes. 



Nos últimos anos, a Marvel decidiu monopolizar a indústria cinematográfica com seus super-heróis. Assim, sai de cena a trilogia dos X-Men, cedendo lugar a mais nova franquia arrasa-quarteirões, ou "Blockbuster" como é conhecido no mundo da Sétima Arte. E alguém ainda duvida que "Os Vingadores" vingará outras continuações?! Disso, não tenham sombra de dúvida. E tem muita história ainda para ser contada.



Para quem acompanhou todos os filmes já exibidos e também disponíveis em DVD, ao final de cada um deles, após os créditos finais, há uma palinha. Em "Homem de Ferro", por exemplo, Tony Stark é apresentado à Nick Fury (Samuel L. Jackson). Em o "Incrível Hulk", Tony Stark encontra o General Ross em um balcão de bar, onde faz sua proposta a ele, possivelmente se tratando do recrutamento de Hulk para o Projeto dos Vingadores. Já em "Homem de Ferro 2", são apresentados durante o filme, Natasha Romanoff a Viúva Negra e, em determinada cena, nota-se o escudo do Capitão América semi-destruído servindo de apoio à mais uma das geniais criações de Stark, que busca compor um novo elemento para sustentar não somente a si próprio, mas também, a sua armadura de aço. Mas é somente no final, que vemos uma grande multidão no deserto do Novo México revelando o martelo do Deus do Trovão. Partindo daí, assim começa a aventura de Thor, que termina com seu irmão, Loki, aprontando mais uma das suas. O Capitão América no entanto, após derrotar o Caveira Vermelha e sua organização terrorista H.Y.D.R.A., permanece congelado por 70 anos e volta a despertar na época atual. Fantasia absurda ou efeito colateral do soro absorvido pelo seu organismo, juntando todos eles, restou mesmo, contar a origem do Gavião Arqueiro, que não possui superpoder nenhum, apenas uma pontaria precisa em acertar seus alvos com seu arco e flecha. 


Efeitos especiais de primeira, comandados pelo diretor Joss Whedon, "Os Vingadores", antes de tudo, mostra a briga de egos entre cada um dos super-heróis. Um querendo aparecer mais que o outro. Nem que isso implique em furiosas "marteladas" do poderoso Thor na cabeça dura do Homem de Ferro, ou Bruce Banner perder a paciência e ficando verde de raiva como Hulk, quebrando tudo, antes que o escudo do Capitão América venha fazer um estrago maior. Entre flechadas certeiras do Gavião Arqueiro e golpes mortais da Viúva Negra, é divertidíssimo ver como esses seres dotados de super poderes, lidam com a questão egocêntrica de cada um. Mas no fim, tudo acaba bem, pois os próprios, notam que além da união fazer a força, estão todos lutando juntos com o mesmo propósito, ou seja, vingar seus opressores restabelecendo a paz e a ordem. Mesmo que para isso sejam necessário apelarem aos cofres públicos na "reconstrução" da cidade.


Estes, são "Os Vingadores". E pelo visto, eles chegaram para ficar.

Um comentário:

  1. Meu preferido de todos é o Capitão América, tb gosto mto do Thor mas todos os heróis da Marvel são legais. Puxa nem me lembrava do Arqueiro. Baita filmaço c/ certeza! Bjs

    ResponderExcluir