sexta-feira, 6 de abril de 2012

A arte-metafísica de Giorgio De Chirico


O artista greco-italiano Giorgio De Chirico, criador da chamada “arte-metafísica”, ganha sua primeira exposição no país, com um acervo de mais de 120 obras.


As sombras dos seres e das edificações não parecem meras coadjuvantes nas pinturas de Giorgio De Chirico (1888-1978). Elas contribuem para certo clima reflexivo, de fim de tarde, confirmado pelos céus, em geral, escuros e pelos tons de ocre do solo. A melancolia das cenas e reforçada pelas poucas figuras que povoam as telas. Quando presentes, são manequins sem expressão facial que fazem as vezes de pessoas, com cabeças invariavelmente inclinadas e derrotadas.


O universo do artista greco-italiano, que criou a “arte-metafísica” e que lembra um pouco as obras de Salvador Dalí, está numa mostra que o MASP inaugurou no último dia 22 de março. A exposição que já passou por Porto Alegre e depois segue para Belo Horizonte, reúne mais de 120 obras, entre pinturas, esculturas e gravuras. Feitas entre 1930 e 1970, elas pertencem ao acervo da Fondazione Giorgio e Isa De Chirico, sediada em Roma na Itália.


A exposição, como a arquitetura assume o papel importante na obra do artista e tem curadoria da italiana Maddalena d’Alfonso, não por acaso, também arquiteta. 

Um comentário:

  1. Nossa o estilo é lindo. Em mto lembram traços de desenho animado. Adorei o post. Bjs

    ResponderExcluir