quinta-feira, 19 de abril de 2012

007 - Operação Skyfall


Bond. James Bond. O agente secreto mais famoso do cinema, à serviço da rainha da Inglaterra está de volta em mais um filme explosivo da franquia. "007 - OPERAÇÃO SKYFALL", 23ª aventura da série, estreia em novembro celebrando os 50 anos de Bond. Como todo filme que se preze, imprevistos também podem acontecer durante as filmagens. Inclusive, quando o longa teve suas gravações atrasadas por conta de falência de estúdio. Tudo parece estar em ordem agora que, as filmagens encontram-se próximas de sua finalização.


Entre várias surpresas prometidas pelo diretor Sam Mendes, conforme suas declarações durante a comitiva de lançamento do filme, no final do ano passado, "007 - Operação Skyfall" vem agitando e tirando o sono de muitos fãs em sites e redes sociais. Destacando-se em dois deles de maior frequência aqui no Brasil. A "Comunidade 007 Brasil" do fundador e responsável Fábio Carmona (que este ano completa 11 anos de existência) e o "James Bond Brasil" de um dos fãs mais fervorosos, Marcos Kontze, que em sua breve estadia em Londres no ano passado, conseguiu além de ser parabenizado pelo seu aniversário pelo próprio Daniel Craig, tirar uma foto ao lado de Barbara Brocolli e Michael G. Wilson, os produtores da série. Ambos divulgando as notícias e novidades diariamente frescas, saindo do "forno" para o deleite dos fãs.


Novidade para alguns, notícia velha para outros, algumas notícias seguem divergindo opiniões na maioria dos fãs. Por exemplo, a morte de "M". Este, é o maior choque para quem acompanha a série, já que a chefe do MI-6 está presente desde o retorno de "007 Contra Goldeneye (Goldeneye)" em 1995, após um jejum de seis anos. A atriz Judi Dench, encarnou o papel por sete filmes, embora boatos insistam em afirmar que esta, será sua última aparição. A expectativa do vilão Javier Bardem, em ser o responsável por sua morte trágica no filme, e do ator Ralph Fiennes se tornar seu substituto, ainda é uma incógnita. Piadinhas e situações irônicas, assim como alguns figurinos, incluindo o terno do vilão Dr.No (do filme de 1962), o clássico automóvel de 007, o Aston Martin DB-5 de volta a ação entre outros “velhos conhecidos”, estão de volta à baila. Para o Jubileu de Ouro de James Bond, espere muita referência histórica principalmente para os conhecedores profundos da série.


Coração de espião, sempre lembrado por trazer mais humanidade ao personagem, o ator Daniel Craig revela que os fãs irão conhecer a intimidade de 007 um pouco melhor neste filme, que abre as portas da residência de Bond (mostrando em detalhes) ao público, de forma mais ampla do que foi mostrado em “Com 007 Viva e Deixe Morrer (Live And Let Die)”.


Melhor de dois mundos em cenas-chave rodadas em pleno continente asiático, Bond irá duelar com o vilão Javier Bardem na ilha abandonada de Hashima, no Japão, além de testar a sorte em um cassino em Macau. E para não perder o hábito, sequências de ação de tirar o fôlego ambientadas em Londres com direito a uma perseguição épica mesclada às cenas de luta em estações de metrô. “Nada mau para um acidente físico, James”, provoca o vilão, enquanto 007 o cobre com uma rajada de balas. “Você deveria ver o meu mais novo brinquedinho”, ele ri, e, logo em seguida, uma explosão toma conta da estação de metrô. Em resumo, esta é a atmosfera explosiva de “007 – Operação Skyfall”.


As gravações desta 23ª aventura de James Bond, a franquia mais longeva do cinema, estão quase no fim. Nos estúdios Pinewood, em Buckinhamshire, no set de filmagens, todos respiram aliviados. Quatro anos após “Quantum Of Solace”, e após uma produção problemática, tudo se encaminha para um final feliz. Embora a falênica do estúdio MGM, ter provocado o atraso de um ano nas filmagens, o que deixou a equipe e o elenco apreensivos, agora, paira no ar o semblante de satisfação e de missão cumprida. Claro que teria sido uma grande decepção, os produtores da série, não terem um filme de Bond justo no ano de seu aniversário. Graças a uma parceria com a Sony, encerrou os problemas financeiros. Com sua estreia finalmente à vista, a expectativa é imensa e define esta nova aventura como um novo marco. Os talentos reunidos nele são simplesmente fenomenais. O atraso possibilitou que um time de peso se reunisse tanto por trás quanto diante das câmeras, vencedores do Oscar como o diretor Sam Mendes regendo sua batuta com maestria, e grandes atores e atrizes como Javier Bardem, Ralph Fiennes (as novas estrelas da produção) e beldades estonteantemente lindas como Naomi Harris e Bérénice Marlohe (que para criar o papel da misteriosa Severine, estudou cada trejeito e característica da vilã dominatrix Xenia Onatopp, interpretada pela atriz Famke Jassen em “007 Contra Goldeneye”), as “Bondgirls” da vez. Apesar da injeção de talento espalhada por todo o filme, a própria produção, não irá resultar tão séria assim. Isso porque o próprio diretor deita e rola quando se trata de pirotecnia. Como há sequências que incluem a explosão de uma estação de metrô e um tiroteio em uma sala repleta de espelhos.


Detalhes do enredo têm sido mantidos guardados a sete chaves, mas a Sony revelou que o MI-6 será atacado e que a personagem de Judi Dench, terá sua parcela de responsabilidade no episódio. Já o ator Javier Bardem, irá interpretar o vilão Raoul Silva, mandante e líder do ataque à Bond e ao serviço secreto, revela ter buscado inspiração em Adolf Hitler, personagem vivido pelo ator Bruno Ganz em “A Queda” de 2004. Entre as típicas locações exóticas da série, desta vez, 007 se terá de se satisfazer três deslumbrantes “Bondgirls”. A música tema, por enquanto, é um assunto a ser discutido em pauta, já que a cantora britânica Adele, foi convidada a colocar sua voz deliciosa e cativante na abetura do filme. E acreditem, seria brindar a 23ª aventura de 007, com chave de ouro, se ela o fizer.


Após uma produção difícil, James Bond parece estar no caminho certo para comemorar o seu 50º aniversário em grande estilo.

Um brinde, Comandante Bond.

2 comentários:

  1. Dani, parabéns pela matéria. Essa vou compartilhar c/ toda certeza meu amigo. E olha não sei se nosso amigo Edu Torelli vai pensar, digamos, c/ mais "carinho" a respeito de Bond voltar pros eixos a partir desse filme, principalmente depois de ler sua matéria. E espero sinceramente q sim. Pelo q tenho lido no blog do Marketto desde q ele começou a postar sobre Skyfall estou mto otimista. Parabéns Agente Dargon, vc foi genial, preciso e brilhante como um autêntico Double0. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patthy querida, sempre disse a você que sou um fã devotado de James Bond. Uma pena que não posso fazer dessa minha paixão uma fonte de renda pois envolve muita coisa e direitos autorais. Mas faço mesmo assim e compartilho com os demais fãs, por puro amor à arte. Fico feliz que tenha gostado do artigo. Beijocas...

      Excluir