segunda-feira, 26 de março de 2012

Placas Funestas


Analfabetismo é coisa séria. Tanto que é cada vez maior notarmos com mais frequência, placas e dizeres que chegam a causar indignação por parte de quem a escreveu e de quem a lê. Alfabetização se aprende na escola. No entanto, parece que alguns responsáveis não ligam a mínima para isso. Tristeza e ao mesmo tempo vergonha.

Você pode até achar graça nas fotos que verá a seguir, mas acredite, esse é o fiel retrato da (ana)alfabetização em nosso país.

Em Candeias, em Jaboatão dos Guararapes (PE), uma propaganda duvidosa. Ficamos em dúvida ao questionar se quem escreveu, realmente possui um financiamento do sexo feminino “financiamenta”, ou se a pessoa estava se referindo à um financiamento sabor menta.


Registro feito na traseira de um caminhão, perto de Cruz das Almas, na Bahia. Felizmente a foto foi tirada na hora “H”, o que não quer dizer que isso tenha tirado o "H" da hora. Ui que “meda”...


Esta singela oferta de emprego em Penedo (RJ), não há muita certeza de encontrar alguém mas, pelo menos se espera terem conseguido encontrar algum bom professor de português.

 
Em Santo Antônio de Pádua (RJ), o flagrante da vez foi desta moto e seu serviço “delivery”. O problema, é que com um erro grave desses, o coitado do peixe já tenha apodrecido há tempos. Ninguém merece.


Cabo Frio (RJ). A começar pela interpretação de duplo sentido, nota-se que, além de não saber escrever corretamente o português, são imundos também. No popular, “burros” e “porcos”.


Foto registrada em Aracaju (SE). Será que esse povo nunca foi à escola. Uma das regras mais importantes da nossa língua portuguesa, sempre aplica-se a letra “M” antes das letras “P” e “B”. Tem gente que não aprende jamais.


Essa “pérola” foi fotografada na cidade de Paraupebas (PA). Quem é que não ficaria surpreso ao se deparar com tamanha ignorância, do autor desta “pérola”. Só há um comentário a ser feito. Quem escreveu essa “pérola”, só pode ser uma “ostra” mesmo!


Em Belo Horizonte (MG), próximo à Serra do Cipó, depois dessa, até os recicladores de lixo mudariam de função. Poxa gente, assim nem dá prazer de reciclar nada. Mas tudo bem, vamos dar uma nova chance. Já que a ordem é reciclar, que tal começar pelo nome aí na foto, hein...


Esta plaquinha linda, em um bar da praia de Zimbros, no sempre aprazível município de Bombinhas, no litoral do Estado de Santa Catarina, vamos aproveitar para dar o toque de uma oportunidade de negócios para a dona do bar. Use a “betoneira” (é assim que se escreve, sem o "U") para misturar caipirinha, Dindinha!


Nova Lacerda (MT). Ok, não há nada de errado com esta placa e seu simpático dizer, mas convenhamos, nem sempre o sol volta, não é mesmo. Enquanto esperamos pelo seu alegre retorno, vamos concordar que, pelo menos alguém teve o bom senso de escrever corretamente. O que já podemos considerar uma vitória.


Sejamos sensatos, isso é caso de "eclipse" não acham  ?!?!?!...


A nossa língua portuguesa, agradece... 

2 comentários:

  1. Q placas engraçadas, o pessoal quer passar uma mensagem e acaba fazendo piada. Sugiro q vc mande esse link p/ a Rádio Bandnews FM aos cuidados do José Simão q ele c/ certeza vai adorar. Pensando bem, eu tenho o twitter dele e vou mandar agorinha mesmo. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Patthy. Se fizer isso te agradeceria muito. Quem sabe assim meu Blog passa a ser mais conhecido ainda né... Beijocas!!!

      Excluir