quinta-feira, 15 de março de 2012

A outra "Punta"

Com menos de mil habitantes, "Punta del Diablo", se tornou um disputado destino de praia do Uruguai. Tranquila e mais charmosa que a vizinha Punta del Leste, ostenta praias paradisíacas lindíssimas, uma gastronomia refinada, além da arquitetura que mescla o rústico com o moderno. No mar de "Punta del Diablo", banhistas bronzeados dividem espaço com pescadores, alguns surfistas e outros frequentadores ilustres como as gigantes tartarugas verdes. A cena curiosa entrega um pouco o clima do lugar. O vilarejo do Uruguai, ainda é pouco conhecido por turistas, em especial os brasileiros, e tem a vida marinha intacta. Nos últimos cinco anos, entretanto, ganhou infraestrutura charmosa, com restaurantes e bares descolados e frequência jovem, de uruguaios, ingleses e franceses. 



A 200 quilômetros ao norte de Punta de Leste (a praia mais famosa do país), Punta del Diablo, importou o que há de mais bacana de sua célebre "irmã", como o mix de arquitetura moderna e rústica, com suas belas casas de veraneio. Porém, deixou de lado a superlotação, os preços exorbitantes e as estrelas de Hollywood. Se pode afirmar que, Punta del Leste, está para "Trancoso", na Bahia, assim como Punta del Diablo está para vizinha "Caraíva", uma versão mais tranquila, mas com as mesmas belezas naturais.




Até o início das anos 2000, Punta del Diablo era uma pacata cidade, com praticamente a mesma estrutura da década de 1940, quando recebeu os primeiros moradores, que se mudaram para lá atrás  da pesca de tubarões. Como eram os únicos habitantes, construíram suas casas à beira-mar, com tijolinhos aparentes e tetos de palha. A geografia do lugar, com rochas que sobem gradualmente a partir do oceano, faz com que todas elas tenham vista para o mar. Essas construções são, até hoje, seu cartão postal. E nos últimos anos, com o desenvolvimento local, muitas das cabanas deram lugar a restaurantes e casas modernas, mas algumas ainda podem ser vistas nas "Playa de La Viuda" e "Playa de Los Pescadores", as mais badaladas e fraquentadas. Na "Playa de Los Pescadores", é possível observar o vaivém dos barcos de pesca, além de ser a preferida para a prática de mergulho, pois possui um mar mais calmo e protegido por uma baía natural.




Sob esse cenário idílico, aliado à relativa facilidade de acesso, a três horas de carro de Montevidéo, que que atraíram as primeiras casas de veraneio, que começaram a serem construídas há 20 anos. Pelo fato de ainda não existirem muitos hotéis, os visitantes que optam por terem uma privacidade total, podem alugar casas modernas feitas por arquitetos locais, com linhas retas, materiais frios, janelões de vidro e estrutura eco-friendly, com reutilização de madeira e tijolos de demolição. Uma das mais bacanas, é a "Casa Pindó", situada sobre uma duna, com três andares e capacidade de abrigar dez pessoas. 




Apesar dessa estrutura tranquila e moderna, Punta del Diablo, não perdeu sua rusticidade. É justamente essa mistura que faz o balneário ser tão charmoso. Com suas ruas de terra batida e um pequeno centro comercial repleto de sorveterias artesanais, além de cafés com petiscos típicos como o "buñuelo" de algas, uma espécie de bolinho de chuva. Nos restaurantes locais, os peixes, claro, são as vedetes dos cardápios, já que tudo que vêm do mar é servido superfresco.

Um comentário:

  1. Ainda bem q a "outra Punta" tem diablo só no nome e o lugar é lindo mesmo. Bjs

    ResponderExcluir