segunda-feira, 12 de março de 2012

Hoje tem goiaba? Tem sim senhor...

Estamos na época da goiaba. Uma fruta que possui muito mais vitamina “C” que o limão, entre muitas qualidades, ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue. 

O correto, ao consumir a goiaba, é escolher a fruta com casca firme e sem buraquinhos. Rica em vitamina "A", a fruta garante uma boa visão além de deixar a pele mais bonita. Também possui cálcio, fundamental na boa formação dos ossos e dos dentes, e potássio, que ajuda no equilíbrio da água em nosso organismo.  Porém, a deficiência deste mineral, pode ser observada hoje em dia, resultando em fraqueza muscular, intestino preso e também ressecamento de pele. Vale ressaltar que, o consumo diário da  goiaba, não é indicado para quem sofre de diverticulite (uma inflamação no intestino), possui o intestino preso ou prisão de ventre. Mas é na casca, que se encontra a maior concentração de fibras.


Nem todo mundo tem preferência em consumir a goiaba com a casca. Para isso, basta descascá-la, cortar em pedaços e bater no liquidificador para um refrescante e delicioso suco. Para cada dois copos de água, uma goiaba inteira e sem casca. Assim como o limão, ela também possui “pectina”, ou seja, uma fibra solúvel que ajuda controlar o nível de açúcar no sangue.


A goiaba pode variar quanto ao tamanho e por conta disto, pode atingir cerca de 80 a 100 calorias. Mas a quantidade de vitamina “C”, que ela possui, pode ser maior do que seu consumo diário necessário ao organismo. Por este motivo, se consumirmos uma goiaba relativamente grande ou média, já é mais que suficiente. Já que ela possui quatro vezes mais vitamina “C” que uma laranja e seis vezes mais que o limão. Engana-se quem pensar que somente o tomate, pode possuir “licopeno”. A goiaba vermelha, também possui. E duas vezes mais que o organismo necessita. O “licopeno”, essa substância que protege a pele contra os raios ultravioleta, previne também contra o câncer de próstata, aumentando a imunidade do organismo. 

Um comentário: