segunda-feira, 19 de março de 2012

Frutas secas


As frutas secas, ótima opção para acalmar a fome entre as refeições, são mais saudáveis que as cristalizadas e mantêm os mesmos nutrientes da fruta fresca, com algumas vantagens: dura mais, sem precisar ir à geladeira. O importante é não descuidar do tamanho da porção e consumir a quantidade ideal, 120 gramas de cada vez. Para ficar seca, a fruta deve ser desidratada, em um processo que faz perder a água - bem diferente da cristalizada, processo que adiciona açúcar.


Ricas em fibra, carboidrato e vitaminas “A” e “B”, as frutas secas, são práticas e podem ser transportadas sem problema em bolsas ou mochilas. Caso venha acontecer de não ter tempo de fazer suas refeições no dia, pode consumi-las no dia seguinte sem receio, pois elas não correm o risco de estragar. Esse alimento é saudável, mas, ao mesmo tempo, perigoso para quem precisa controlar o peso. Isso porque as frutas secas têm as mesmas calorias que as frutas frescas. Comer duas bananas, por exemplo, é o mesmo que comer duas bananas desidratadas. A maioria das pessoas não sabe disso e acaba exagerando na versão menor. 



Por ela ser menor, muitas vezes, as pessoas pensam que possuem menos calorias que a fruta in natura, mas não. Às vezes, você quer comer três, quatro pedaços e acaba pulando um pouquinho fora da dieta, por exagerar na quantidade. No lanche, o ideal é que as frutas secas representem entre 100 e 120 calorias, o que corresponde a três ameixas, três damascos, duas bananas ou meia xícara de chá de uvas, por exemplo. Essa quantidade pode ser combinada com outros tipos de alimentos. 


O indicado para quem não deseja perder o controle e sem o risco de engordar, um copo de iogurte, ou então uma barrinha de cereais, que vai dar em torno de 200 calorias, é o ideal. É um lanche razoável, que sacia a fome mantendo as calorias dentro do limite para quem quer controlar o peso.

2 comentários:

  1. Adoro comer granola, já experimentou? Além de fibras de cereais tem mta fruta seca. É delicioso e faz bem à saúde. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único cereal que como é Sucrilhos e olhe lá... Rsrsrsrsrsrsrs...

      Excluir