sexta-feira, 23 de março de 2012

A arte de Juan Gris comemora seu 125º aniversário

Seu nome de nascimento era José Victoriano Gonzáles Pérez. Em 1906, mudou-se para Paris, onde se sentiu atraído pela estética cubista. Mais conhecido como Juan Gris



Em 1911, apresentou suas primeiras obras cubistas, que, pela vontade de geometrização das formas patenteada, pela multiplicação dos pontos de vista e pela incorporação de elementos tipográficos, se distanciaram tanto do estilo de Picasso como do de Braque



Em sua paleta predominam os azuis, os verdes e os violetas. A partir de 1912, Juan Gris interessou-se pela técnica da colagem, que lhe permitiu criar um jogo de ambigüidades entre o que é real e o que é pintado e, desse modo, entre o verdadeiro e o falso. 



A este período criativo pertencem naturezas-mortas como Copos e Jornal(1914)O Pequeno-Almoço (1915)Jarra e Copo (1916)A Garrafa de Vinho (1918)Garrafa e Fruteira (1919). É evidente sua tendência à simplificação, tanto no número de objetos representados como nos aspectos envolvidos. 


Em sua evolução, o artista escolheu partir cada vez mais das formas geométricas mais simples para construir os objetos que pintaria, numa procura das estruturas mais elementares, enquanto seu cromatismo manteve uma luminosidade abstrata. O Livro de Música, 1922, e A Guitarra Frente ao Mar, 1925, são dois de seus últimos trabalhos mais destacados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário