sábado, 4 de fevereiro de 2012

Quem não gosta de samba, bom sujeito não é...


Uma das maiores festas brasileiras, considerado por muitos, como um espetáculo de cores, som, magia que contagia e com muito, mas muito samba. Sim minha gente, estamos falando do CARNAVAL brasileiro. Único em sua beleza e luxo. O carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, sob influência das festas carnavalescas que passavam na Europa. Em alguns países, como a França, a comemoração acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias, saindo pelas ruas se divertindo e comemorando. Porém, certos personagens têm origem européia. Mesmo assim, foram incorporados ao carnaval brasileiro, como por exemplo: "PIERRÔ", "REI MOMO", "ARLEQUIM" e "COLOMBINA". O que de certa forma, originou várias marchinhas de carnaval. Muito conhecidas e cantadas pelos foliões até hoje. 


A partir desse período, os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos" (cortejo de automóveis), após serem criados, só se popularizaram no início do século XX. As pessoas decoravam seus carros e se fantasiavam, andando em grupos pelas ruas cidades, originando assim, os carros alegóricos. 

O carnaval tornou-se mais popular, no decorrer do século XX. Seu crescimento considerável se deu, devido às marchinhas (músicas carnavalescas que tornavam a festa mais animada).


A primeira Escola de Samba foi criada no dia 12 de Agosto de 1928, no Rio de Janeiro. E se chamava "DEIXA FALAR". Anos mais tarde, foi modificada para o nome "ESTÁCIO DE SÁ". Com isso, nas cidades do Rio e de São Paulo, foram surgindo novas Escolas de Samba, iniciando os primeiros campeonatos para escolher a melhor Escola de Samba. Qual a mais bela e animada. Já a região Nordeste, permaneceu com suas tradições originais do carnaval de rua, como Recife e principalmente Olinda, famosa por seu desfile de bonecos gigantes confeccionados pelo Mamulengo. Em Salvador na Bahia, o carnaval sai completamente fora de suas origens. Isso porque conta com diversos trios elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial o Axé.

Mas e quanto ao Samba, essa melodia que contagia e influencia, revelando  cada vez mais novo talentos ?


O samba, surgiu da mescla de estilos musicais da África e do Brasil. É tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos, timbau) e acompanhados de violão e cavaquinho. Geralmente, as letras de samba, contam a vida e o cotidiano de quem mora e vive nas cidades, destacando uma população mais humilde e carente. O termo SAMBA é de origem africana, e seu significado está ligado às danças típicas tribais do continente. As raízes do samba, só foram fincadas em solo brasileiro, na época do Brasil Colonial e com a chegada da mão-de-obra escrava em nosso país. 


O primeiro samba gravado aqui no Brasil, se chamou "PELO TELEFONE", no ano de 1917. Cantando por Bahiano e escrita por Mauro de Almeida e Donga. 

Tempos depois, o samba conquista as ruas se espalhando pelos carnavais do Brasil. Na década de 1930, em plena difusão pelo país, as estações de rádio, passam a tocar o samba para os lares brasileiros. Os grandes sambistas e compositores desta época são: Noel Rosa com sua "Conversa de Botequim", Cartola com "As Rosas Não Falam", Dorival Caymmi e seu "O Que É Que A Baiana Tem?", Ary Barroso de "Aquarela do Brasil" e Adoniran Barbosa, que imortalizou seu grande sucesso o "Trem das Onze".


Na década de 1970 e 1980, começa a surgir uma nova geração de sambistas. Entre eles se destacam: Paulinho da Viola, Jorge Aragão, João Nogueira, Beth Carvalho, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Chico Buarque, João Bosco e Aldir Blanc.


Outros importantes sambistas de todos os tempos, que também merecem serem lembrados: Pixinguinha, Ataulfo Alves, Carmen Miranda (sucesso no Brasil e E.U.A.), Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho, Lupicínio Rodrigues, Aracy de Almeida, Demônios da Garoa, Isaura Garcia, Candeia, Elis Regina, Nelson Sargento, Clara Nunes, Wilson Moreira, Elizeth Cardoso, Jair Rodrigues, Jacob do Bandolim e o irreverente Lamartine Babo.

É por isso que os sambistas cantam: 

"Quem não gosta de samba, bom sujeito não é... É ruim da cabeça, ou doente do pé..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário