sábado, 18 de fevereiro de 2012

O último durão do cinema

Um dos cinco filhos de Ivan Palahniuk e Anna Gramiak, Vladymyr Palahniuk, ou “Jack Palance” (como é artisticamente conhecido no mundo do show business), nasceu em 18 de fevereiro de 1919. Seus pais, bem como seus quatro irmãos, eram todos ucranianos. De origem humilde, sua família origina da região de Iavne Zolote e Lviv, localizado na Ucrânia ocidental. 

Antes de iniciar sua carreira no mundo da sétima arte, Jack Palance, trabalhou como mineiro e logo após, iniciou uma breve carreira no mundo do boxe. Esta, infelizmente teve de ser interrompida, quando foi convocado a se alistar nas forças armadas, lutando e defendendo a pátria durante a Segunda Guerra Mundial.


Ao final da Segunda Grande Guerra, Palance ingressou no cinema como ator. Ironia do destino, fez com que ele sofresse um acidente de avião, que resultou em uma desfiguração facial. O que de certa forma, lhe rendeu bons personagens, sempre interpretando tipos marcantes, principalmente vilões em seus filmes de western entre as décadas de 1950 e 1960.

Em seu currículo, Jack Palance, ostenta nada menos que 43 filmes, 16 seriados e 27 programas de televisão, incluindo shows e especiais, além de apresentador. Entre seus personagens marcantes que caíram no gosto popular, estão:


  • “Dr. Jeckyll & Mr. Hyde” de 1968, no qual interpreta o médico e o monstro;
  • “Dracula” de 1973, em uma brilhante atuação. Embora só tenha feito um filme como Drácula, foi o suficiente para Gene Colan fazer os desenhos inspirados no ator e junto com Marv Wolfman nasceu o HQ "Terror de Drácula" (the tomb of Drácula);
  • “Bagdad Café”, onde interpreta o pintor Rudi Cox;
  • “Batman” de Tim Burton, em 1989, na pele do chefão da máfia de Gotham City, Carl Grissom;
  • “Tango & Cash” ao lado de Sylvester Stallone e Kurt Russel, novamente interpretando o gangstêr, Yves Perret;

    Seu maior sucesso, contudo, não foi nenhum de seus filmes, mas sim, a série “Ripley’s Believe It Or Not (Acredite Se Quiser)”, produzida nos anos 70 e exibida de 1982 a 1986. Sempre a frente de quadros bizarros, curiosos e muitas vezes difíceis de crer com os próprios olhos, lá estava Jack Palance, esbanjando charme e elegância, como o apresentador e narrador do programa. Também foi convidado a participar de uma campanha de comerciais públicos, durante a gestão da prefeita Luiza Erundina, divulgando assim, as ações da prefeitura.


    Jack Palance manteve uma vida artística extremamente ativa até 2004, quando veio a falecer de causas naturais, dois anos depois, em 10 de novembro de 2006.


    Se hoje, estivesse vivo, Jack Palance estaria com 93 anos.

    Acredite, se quiser...

    2 comentários:

    1. Este artigo, não teria sido possível sem a sugestão de pauta do amigo Adriano Siqueira e seu grupo vampírico "ADORÁVEL NOITE".

      ResponderExcluir
    2. Pena q hj em dia temos q "engolir" os Robert Partinksons da vida e outros moleirões. Houve realmente um tempo em q os durões eram os tais. Jack Palance, acredite se quiser, não está mais entre nós e o cinema perde c/ isso. Bela homenagem e belo texto. Parabéns Dani e Lord Dri, vcs são ótimos! Bjs

      ResponderExcluir