terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A eterna Art Déco de René Lalique



Artista de joalheria e ourivesaria, René Jules Lalique nasceu em 1860, em Marne, na França, vindo a falecer em 1945, em Paris. Foi um grande ourives e joalheiro que começou a sua atividade muito jovem, com apenas 16 anos, como aprendiz com Louis Aucoq. Foi aluno na Escola de Artes Decorativas em Paris e, entre 1878 e 1880, fez estágio em Londres. Regressado a Paris, iniciou a sua carreira começando a trabalhar para os grandes nomes do mundo da ourivesaria e da joalheria. Começou a ganhar fama e prestígio na sociedade francesa. Sarah Bernhardt, conhecida atriz francesa, foi uma das suas principais admiradoras, além de uma grande cliente de suas criações. 



Nos princípios do séc. XX, Lalique montou as suas próprias galerias de arte, estilo Arte Nova (Art Nouveau), e participou em várias exposições que lhe proporcionaram o reconhecimento internacional. Foi-lhe atribuída a distinção de Cavaleiro da Legião de Honra em 1897. Grande parte parte de suas obras, encontram-se em Portugal, trazidas por Calouste Gulbenkian, que foi um grande admirador e amigo de Lalique e que comprou grande parte das suas peças artísticas, cujos motivos, a Natureza e a Mulher, caracterizavam bem o movimento Arte Nova do qual fazia parte. Hoje em dia, parte do espólio de René Lalique encontra-se no Museu Calouste Gulbenkian em Lisboa.

Seu interesse em vidros e cristais resultou na criação de belíssimos e originais recipientes de perfumes. O sucesso destes designs o levou a estabelecer em 1920, sua própria fábrica de vidro, onde ele desenvolveu um estilo que inicialmente foi chamado de arte moderna e hoje é conhecido como Art Déco.  


Os acessórios de iluminação de Lalique tiveram particular influência no moderno design de decoração de interiores. Nos seus objetos de iluminação, peças angulares de vidro gravado e vidro fosco, eram decorados com formas de plantas e animais, ou desenhados para sugerir fontes e jatos d'água. A genialidade de Lalique se deve à sua originalidade. 


Ele usava constantemente os motivos e imagens tradicionais, de forma sempre inovadora. Isso fez do artista, entre outras coisas, o designer mais cobiçado pelas suas inusitadas e ultra modernas propostas, antes mesmo desta arte se denominar "Design".

Nenhum comentário:

Postar um comentário