quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A arte pop de Romero Britto



Nascido em Recife, Pernambuco, em 06 de outubro de 1963, no Brasil, aos oito anos começou a mostrar interesse e talento pelas artes. Com muita imaginação e criatividade, pintava em sucatas, papelão e jornal. Sua família o ajudava a desenvolver seu talento natural, dando-lhe livros de arte para estudar. O jovem, autodidata, ficava sentado copiando as obras de Tolouse e outros grandes mestres das pinturas, dos livros, por dias e dias. Aos 14 anos, fez sua primeira exibição pública e vendeu seu primeiro quadro à Organização dos Estados Americanos. Embora encorajado por este sucesso precoce, as circunstâncias modestas de sua vida o motivaram a estabelecer metas e criando seu próprio futuro. Já que, na condição de criança pobre no Brasil, teve contato com o lado mais sombrio da humanidade. Como resultado, passou a pintar para trazer luz e cor à sua vida. Estamos falando de Britto. Romero Britto.


Freqüentou escolas públicas recebeu bolsa de estudos para uma escola preparatória e aos 17 anos, entrou para a Universidade Católica de Pernambuco, no curso de Direito. Viajou para a Europa para visitar lugares novos e ver a arte que só conhecia nos livros. Durante um ano, pintou e exibiu seus trabalhos em vários países como Espanha, Inglaterra, Alemanha entre outros. Quando retornou ao Brasil, seu desejo de ter contato com o mundo ficou ainda mais forte, queria continuar a viajar e mostrar sua arte. Com isso, desistiu do curso de Direito e visitar um amigo de infância, Leonardo Conte, que estava estudando inglês em Miami, Flórida nos Estados Unidos.


Lá, se deu conta que tinha muita empatia com o ritmo acelerado do “american way of life“. A diversa paisagem cultural e a beleza tropical o fizeram se lembrar do Brasil. Fez de Miami, então, sua residência permanente. Trabalhou como atendente em lanchonete e lava-rápido, como ajudante de jardineiro e caixa de loja. Durante esse percurso, ele fez muitas amizades e através delas, conheceu Cheryl Ann com quem se casou e teve um filho, Brendan. Durante o processo de busca de uma galeria onde pudesse expor sua arte, começou a mostrar seu trabalho nas calçadas de Coconut Grove, chegando até a Steiner Gallery, em Bal Harbour, na Flórida. Foi nessa galeria,  que Berenice Steiner e Robyn Tauber começaram a vender seus trabalhos a entusiastas da arte do mundo inteiro. Nesse período, o promissor e jovem artista, iniciou uma parceria com uma loja que vendia móveis artísticos em Coral Gables, Coconut Grove e Bayside Marketplace, em Miami. Estas lojas começaram a vender suas obras. O proprietário das lojas ficou tão entusiasmado com as vendas de suas obras, que decidiu assinar um contrato de aluguel de curto prazo, no então famoso Mayfair Shops, em Coconut Grove. O local a ser alugado era anteriormente um salão de beleza e o proprietário, decidiu não renovar o contrato, de tal modo que suas obras foram sendo mostradas entre os equipamentos do salão. Assim se formou o estúdio de Romero Britto. Desta forma, com a oportunidade do artista manter a loja até o termino do período de locação, após o encerramento desse período, (que durou quatro meses), Romero Britto assumiu a locação e manteve seu estúdio em Mayfair Shops por seis anos.


Foi no estúdio de Mayfair Shops que Michael Roux, então Diretor Presidente da Absolut Vodka, convidou Romero Britto para criar uma pintura, para ser usada em uma nova campanha publicitária da Vodka Absolut. Trabalharam nesta campanha artistas pop muito conhecidos e conceituados como Andy Warhol, Keith Haring, Kenny Scharf e Ed Ruscha. Britto, foi o quinto artista a ser contratado pela Absolut Vodka e os anúncios publicitários, apareceram nas mais importantes revistas da América. Foram 62 publicações nos Estados Unidos, distribuídas ao redor do mundo e imediatamente, foram vistas por milhares de pessoas.


Seguindo a trajetória da Vodka Absolut, empresas famosas como a Grand Manier, Pepsi Cola, Disney, IBM e outras interessadas em cultura popular, passaram a incorporar as pinturas de Romero Britto em seus projetos especiais. Ao longo desses anos, tem dedicado seu talento, sua arte e sua energia a muitas causas filantrópicas. Usando sua capacidade e influência, oferece oportunidades de arrecadação de fundos para importantes e respeitáveis organizações em vários países.


Romero Britto é considerado um ícone da cultura pop moderna, sendo um dos mais premiados artistas de nosso tempo. O artista pop mais jovem e bem-sucedido de sua geração, Britto tem criado obras-primas que invocam o espírito de esperança e transmitem uma sensação de aconchego. Suas obras são chamadas, por colecionadores e admiradores, de “arte da cura”. Sua arte contém cores vibrantes e composições ousadas, criando graciosos temas com elementos compostos do cubismo. Admirado pela comunidade internacional, Romero tem suas pinturas e esculturas presentes nos cinco continentes e em mais de 100 galerias no mundo, fazendo parte das mais expressivas coleções, como as de Eillen Guggenheim, o Senador Ted Kennedy,  o governador Arnold Schwarzenegger, o ator David Caruso, Pelé, o tenista André Agassi, Marta Stewart, a família Safra e a família do saudoso Roberto Marinho.


Em 2005, como testemunho de seu impacto nas artes plásticas, Romero Britto, foi nomeado embaixador das artes do Estado da Flórida pelo ex-governador Jeb Bush. Concomitantemente, em 2005 e 2006, Romero Britto foi convidado a participar de uma pequena lista de artistas internacionais selecionados para a Bienal de Florença, “Arts and Exhibitions International” que o convidou para criar uma pirâmide comemorando o retorno da exposição do tesouro de Tutankhamon a Londres, depois de 35 anos. A pirâmide é a maior instalação de arte na história do Hyde Park até hoje, com a altura equivalente a um edifício de quatro andares. Foi produzida em tributo às antigas pirâmides de Gisé, a última das sete maiores maravilhas do mundo, e está programada para permanecer instalado no Museu da Criança no Cairo, Egito. Em 2008, Romero Britto criou uma série limitada de selos postais intitulados ''Esportes para a paz'', que celebraram o memorável talento dos atletas para os Jogos Olímpicos de Beijing, e também expôs sua arte no famoso Museu do Louvre, em Paris.

Segundo Romero Britto, sua definição à respeito da arte, é que ela é muito importante para não ser compartilhada. Por estas e outras razões, ele criou a Fundação Romero Britto, em 2007.


O artista foi convidado pela terceira vez consecutiva para ser um palestrante do World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial), recebendo também um convite para fazer a abertura do XLI Super Bowl com o Circo de Soleil, e ainda para criar a prestigiada coleção de selos postais para a ONU, além de inúmeros outros eventos. Isso evidencia que, Romero Britto, está presente de maneira definitiva no universo da arte com suas obras, que se encontram nas mais preciosas coleções particulares, sendo sempre requisitado pelas maiores empresas do mundo, às quais incorpora sua arte trazendovisibilidade às marcas famosas na mídia, tais como Absolut, Disney, Movado, Pepsi, Evian, Microsoft, XBox e Audi. Hoje, Romero Britto, possui duas galerias, uma localizada em Miami Beach, na badalada Lincoln Road nos Estados Unidos, Flórida, e outra belíssima e moderna galeria projetada pelo arquiteto João Armentano, localizada na badalada Rua Oscar Freire, n. 562, no coração dos Jardins, em São Paulo, Brasil.

Recentemente, Romero Britto, foi homenageado pela Escola de Samba Renascer, durante o desfile realizado no Rio de Janeiro, no carnaval deste ano, com o samba-enredo “O dom da alegria explode na folia”



Além da homenagem, Britto colaborou com o design das fantasias e alegorias, onde ele mesmo desenhou e criou os modelos. 

3 comentários:

  1. Romero Britto é genial. Nessas horas eu lamento não ter $$$ p/ ser retratada por ele. Gosto dessa arte, colorida, maravilhosa e ao mesmo tempo tão popular. Vi o desfile da Renascer e expliquei aqui em casa do q se tratava mas vi q minha avó e minha tia gostaram pq era lindo d +. Para mim Romero entra no mesmo patamar de um Da Vinci, um Renoir e principalmente de um Andy Warrow já q os estilos de ambos tem apelo popular. Obrigada por permitir aos seus leitores um post tão cheio de arte e bom gosto. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a proposta do Blog. Informar, de forma divertida sem que as pessoas se sintam obrigadas a aprenderem algo. Fico feliz que tenha gostado, Patthy. Muitos outros artigos interessantes, virão. Aguarde... Beijos. Ah, e miados calorosos na Francesca!!! Rsrsrsrs...

      Excluir
    2. Mais uma coisinha, Patthy. Até hoje, nunca vi uma obra do Britto ilustrando alguma coisa de James Bond. Quem sabe agora com o Jubileu de Ouro de 007, ele se prontifique a pintar algo? Ficarei de olho...

      Excluir