quinta-feira, 24 de maio de 2012

A belíssima tapeçaria de Corpus Christi


A tradição brasileira de fazer tapetes de Corpus Christi com flores, serragem e pequenos objetos como tampinhas de garrafas veio de Portugal, ainda na época em que o Brasil era colônia. A festa também é comemorada em vários outros países, sempre transbordando capricho e fé. Confira algumas comemorações famosas pelo mundo.

Se você estiver de passagem pela Bélgica em junho, não deixe de assistir a celebração de Corpus Christi na Grand Place, no coração de Bruxelas. Antes de se espalhar pelo mundo, o país foi o pioneiro ao realizar a festa cristã na Idade Média, em Liège.


Genzano di Roma, Itália. Desde o século 18, artistas de Genzano, cidade próxima a Roma, na Itália, se reúnem para decorar as ruas com imensos tapetes de flores para a tradicional festa Infiorata, em comemoração ao Corpus Christi. À noite, o público poderá acompanhar a montagem com as pétalas. No fim das festividades as crianças são convidadas a correr sobre o tapete.


Em meio a edifícios medievais, as ruas de pedra de Galícia, cidade que concentra algumas das melhores praias do norte da Espanha, ganham desenhos que dão forma a um imenso tapete de flores em comemoração ao Corpus Christi. Quem estiver na cidade não deve deixar de passar por Santiago de Compostela, famosa por ser a linha de chegada do Caminho de Santiago, percorrido todos os anos por mais de 120 mil fiéis.


Em Spello, na Itália, cerca de 40 mil pessoas são esperadas para assistir a Infiorata de Corpus Christi. Neste período, a cidade fica mais vibrante, colorida e perfumada com os tapetes floridos confeccionados por artistas locais, que desenham cenas do Antigo e Novo Testamento em quase 2 mil metros quadrados. Ao explorar o apertado centro medieval a pé, não deixe de visitar a igreja Santa Maria Maggiore, onde há um célebre ciclo de afrescos de Pinturicchio, um dos principais pintores da Renascença. Há outras obras de arte ao lado esquerdo da capela na excelente Pinacoteca Civica localizada na Piazza Giacomo Matteotti.


A festa de Corpus Christi em Arundel, na Inglaterra, é celebrada há mais de 100 anos. Um belo tapete de flores, confeccionado no corredor central da medieval Arundel Cathedral, pode ser apreciado pelo público, sempre nas quartas-feiras, 6 de junho, das 9h30 às 20h


Na quinta-feira, 7 de junho, após a missa das 17h30, a procissão do Santíssimo Sacramento percorre as ruas até o pátio do imponente Castelo de Arundel, onde é feita a benção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário