domingo, 22 de abril de 2012

O negócio é sempre rir

Alô criançada o BOZO chegou...

Se você tem mais de 30 anos, certamente irá se lembrar de uma das figuras mais emblemáticas da TV brasileira, o palhaço Bozo. Com sua indumentária exagerada e divertida, foi apresentado aqui no Brasil pela extinta emissora TVS, do empresário e apresentador Silvio Santos durante dez anos, ou seja, de 1981 a 1991. O que pouca gente sabe é que ele nasceu cantor e não apresentador de programas infantis.


epopeia desta "palhaçada" se deu início em 1946 nos Estados Unidos, quando foi lançado o long play "Bozo At The Circus". O disco, fez um tremendo sucesso entre a garotada americana, permanecendo por 200 semanas, isto é, quatro anos consecutivos no topo da lista dos discos mais vendidos da Billboard. Em 1949, o personagem finalmente ganha suas feições pela primeira vez, e o cantor Pinto Colvig (que gravou o álbum) veste a peruca e o macacão, aparecendo em público em um programa televisivo ao vivo, pelo canal KTTV, de Los Angeles. Em 1956, o empresário Larry Harmon, entusiasmado com o lucro 20 milhões de dólares obtidos com as vendas do disco "Bozo At The Circus", dá ao palhaço um programa diário, ao vivo, com plateia infantil e desenhos animados. Se bem que sua ideia original, era vender o show para todas as grandes emissoras do país. 


Na década de 60, o ator Bob Bell veste veste a peruca laranja pela primeira vez. Foi o Bozo mais longevo dos Estados Unidos, permanecendo à frente do programa exibido na emissora WGN de Chicago, até meados de 1984.


Aqui no Brasil, na década de 80, a emissora SBT lançou a versão nacional do palhaço, com uma produção 100% brasileira. Apenas os desenhos animados eram "importados" dos americanos. O primeiro Bozo brasileiro, foi o grandalhão Wandeko Pipoka, que ficou no cargo por um ano. Comenta-se até hoje pelos corredores da emissora, que o sujeito era pouco afável com criança, perdendo a paciência e xingando os pequeninos durante os intervalos das gravações dos programas. 


Outros atores seguiram depois. Foram eles, o ator Luiz Ricardo (aquele sujeito que vendia as Tele-Senas do Baú da Felicidade) e Arlindo Barreto. A versão tupiniquim ainda contava com outros palhaços. Papai Papudo, na pele do ator Gibi que atualmente, vive de pequenos quadros de "pegadinhas" na emissora, o Professor Salsi Fufú, o eterno carrancudo Pedro de Lara (que também atuou como um dos jurados do extinto e divertidíssimo programa "Show de Calouros") e a Vovó Mafalda, vivida pelo também ator Valentino Guzzo.


No ano de 2001, após 40 anos de exibições, a WGN determinou definitivamente a saída do ar do palhaço Bozo. Na ocasião, o personagem que um dia foi vivido por Bob Bell, aposentado das "palhaçadas" desde 1984, passou a ser interpretado por Joey D'Aruia.

Sempre rir, sempre rir. O negócio é sorrir...

2 comentários:

  1. Dani, agora vc quer q eu alague a minha casa, melhor dizendo, a cidade toda? Ele foi o companheiro de toda uma infância, não perdia os programas (na verdade há um erro aí, o programa do Bozo foi ao ar até 1992) Cheguei a ir a um dos shows no Playcenter, vi de longe e até hj lamento nunca ter dado "uma bitoca no nariz" ou ser escolhida p/ brincar pq no programa dele só iam escolas e a escola q eu estudava nunca nos levou. E as outras curiosidades q vc colocou sobre a criação de Larry Harmon desconhecia mtas. Obrigada amigo por esta lembrança. Bjs

    ResponderExcluir
  2. muito bom. q legal.. boa parte dessa história do bozo dos states eu não conhecia.. show de bola como sempre dargon.. abracao

    ResponderExcluir