quarta-feira, 14 de março de 2012

Origami, a arte esculpida em papel


Akira Yoshizawa, o precursor da técnica do “wet-folding”, ou seja, dobrar uma simples folha de papel úmido, para criar volume e formas harmoniosas em seus modelos, ganhou adeptos em todas as partes do mundo, mais conhecido pelo seu nome de batismo, o “ORIGAMI”. Tal feito influenciou também, um dos “origamistas” mais geniais dos últimos tempos, o artista Eric Joisel. Esse foi um passo importante para que o Origami deixasse de ser conhecido apenas como uma brincadeira de criança e se tornasse realmente uma arte reconhecida como tal. Akira Yoshizawa, também é considerado como a pessoa que transformou a arte do Origami, um ofício.


Para se ter noção e uma ideia de como tal técnica é realizada, basta observar atentamente o vídeo abaixo e reparar bem, Reparem como ele vai umedecendo o papel com a toalha durante as dobras, conseguindo  dar leveza a um simples modelo, suavizando as curvas no papel.


De acordo com sua própria estimativa feita em 1989, Yoshizawa criou mais de 50.000 modelos, dos quais apenas algumas centenas de projetos foram diagramadas em seus 18 livros, já publicados e traduzidos no mundo todo.


Com mais de 200 modelos expostos na exposição “Barnyard” no Japan Museum Sieboldhuis, na cidade de Leiden, na Holanda, realizada em 2011, contou com a presença de sua esposa, a Sra. Kiyo Yoshizawa, que além de realizar diversos workshops, mostrou como aprender este impressionante ofício em papel.


Akira Yoshizawa, atuou como um embaixador cultural internacional para o Japão ao longo de sua carreira. Em 1983, o imperador japonês Hirohito, o nomeou para a Ordem do Sol Nascente, uma das maiores honrarias que podem ser dadas a um cidadão japonês.


Akira Yoshizawa, se estivesse vivo, estaria comemorando 100 anos. Infelizmente morreu em 14 de março de 2005, em um hospital em Itabashi Ward em virtude de complicações agravadas por uma pneumonia em seu 94º aniversário, mas deixando um legado que a cada dia, ganham mais adeptos e admiradores da sua arte.

Um comentário:

  1. Uma arte linda mas eu nunca levei mto jeito. Sem dúvida os japoneses fazem mágica c/ as mãos e esses papéis. Bjs

    ResponderExcluir