sábado, 31 de março de 2012

O Novo Klezmer


Vejamos o que Ornette Coleman, um dos nomes mais importantes da história do jazz, e as tradições judaicas têm em comum? Aparentemente nada. Porém, como uma das especialidades de John Zorn é explorar o que ninguém espera e transformar a seu modo, livremente, as duas coisas ganharam muita afinidade no projeto Masada, que ele criou em 1993 e traz para o deleite do público uma apresentação única.


A banda tem todas as marcas que consagraram o influente compositor e multi-instrumentista nova-iorquino. Um free jazz de alma punk, que não se encerra nele mesmo e sempre busca outro ritmo para dialogar. Pode ser rock, pode ser o próprio punk. Pode ser uma canção francesa, ou surf music. Pode ser country e pode ser também, por que não, Klezmer, uma música tradicional judaica, mas sem origem litúrgica.


Zorn mostra que não apenas pode, como ainda faz as canções de seu povo servirem perfeitamente para os ouvidos de todos os povos. E foi tudo bastante e meticulosamente estudado. Por este motivo, a palavra “Projeto” é mais adequada até do que “Banda”. Quando John Zorn, sempre com vocação para a vanguarda, idealizou o Masada, sua intenção era criar uma nova música tradicional judaica, queria, segundo ele próprio, escrever 100 músicas para um Song Book. Mas, rapidamente, o número cresceu para 200, 300, 400... Mais de 600 músicas. Nada incomum para um músico que produz insanamente, pois seu nome se destaca em mais de 100 discos, entre trabalhos autorais e gravações com outros artistas.


Ao vivo, toda essa trajetória se faz presente, em apresentações que podem mudar de rumo a qualquer momento. 


Seu saxofone serve tanto para confundir quanto apreciar, ou seja, uma referência mais do que direta ao sax de Ornette Coleman, citado logo no início deste artigo. E o que parece confuso é na verdade belo. Há quem diga que John Zorn, já pode ser considerado o novo Klezmer. Um som e tanto para quem curte e também para quem não é fã de jazz, mas aprecia uma boa música.

Um comentário:

  1. Esse tipo de música é q deveria ser tocado mais vezes nas rádios p/ q o povo saiba como é possível ter cultura e diversão c/ a mais popular de todas as artes: a música. Bjs

    ResponderExcluir