sábado, 3 de março de 2012

As eternas fábulas de Jean de La Fontaine


No dia 8 de julho de 1625, nasceu Jean de La Fontaine. Na pequena cidade de Château-Thierry, ao norte da França e próximo a capital, Paris. Antes de se consagrar poeta e escritor, estudou teologia e direito. Seminarista na tentativa de seguir seus estudos, perdeu rapidamente o interesse, pois logo se deu conta que sua paixão mesmo, era de fato, a literatura.

Por intermédio e desejo de seu pai, aos 26 anos de idade, casou-se com Marie Héricart, com quem teve um filho, chamado Charles. Sua vida matrimonial, no entanto, durou onze anos. Infeliz e frustrado por sua relação não ter dado certo, foi para Paris, onde iniciou sua grande carreira literária, escrevendo e compondo poemas. 


Em 1652, La Fontaine assumiu o cargo de seu pai, como Inspetor de Águas. Alguns anos mais tarde, se colocou à disposição a serviço do ministro das finanças, Nicolas Fouquet, mecenas de vários artistas, a quem dedicou uma coletânea de poemas. E em 1665, La Fontaine, escreveu sua primeira obra, intitulada “Contos”. Montou um grupo literário que tinha como integrantes Racine, Boileau e Molière. Escreveu o romance "Os Amores de Psique e Cupido", chegando à altura dos grandes escritores. Com a queda do ministro Fouquet, La Fontaine, tornou-se protegido da Duquesa de Bouillon e da Duquesa d'Orleans. Suas primeiras obras a serem publicadas em 1668, reunia uma coletânea de 124 fábulas, divididas em seis partes. Chamou-se “Fábulas Escolhidas”, e foi dedicado ao filho do rei Luís XIV. Histórias belíssimas magistralmente contadas e narradas, ilustrando o mundo animal, descritas por muitos leitores como uma linguagem simples, atraente e contendo um fundo moral para reflexão. Certamente, de todas as suas obras a mais conhecida se chama “Fábulas”, escrita em três partes, no período de 1668 a 1694, seguiu o estilo do autor grego Esopo (escritor que viveu na Grécia no século VI a.C.. Além de escravo, corcunda e gago, foi executado por haver cometido o crime de blasfêmia. Suas fábulas eram curtas, bem-humoradas e trazendo sempre uma moral no final de cada uma de suas histórias), o qual fala da vaidade, estupidez e agressividade humana através de animais. 


Entre as histórias mais conhecidas de La Fontaine, se destacam:

  • A Lebre e A Tartaruga;
  • O Homem;
  • O Menino e A Mula;
  • O Leão e O Rato;
  • O Carvalho e O Caniço;
  • A Gansa dos Ovos de Ouro;
Entre outros. 



Em 1684, foi nomeado para a Academia Francesa de Letras, mas só se tornou um membro ativo, cujas sessões, passaram a serem comparecidas com assiduidade. Na famosa "Querela dos antigos e dos modernos", tomou partido dos poetas antigos. 


Diversas e novas edições de suas "Fábulas" foram publicadas em vida. A cada nova edição, novas narrativas foram acrescentadas. A última edição foi publicada em 1693. Em 1692, La Fontaine, já doente, decidiu aproximar-se da religião, se convertendo ao catolicismo. Até cogitou escrever uma obra de fé. Porém, não sobreviveu a isso.

La Fontaine faleceu em 13 de abril de 1695. Seu corpo encontra-se sepultado no cemitério de “Père-Lachaise”, em Paris, coincidentemente ao lado do dramaturgo Moliére. Ilustres imortais.




Um comentário:

  1. Nossa! La Fontaine fez parte da minha infância, lembra da coleção Disquinho? Tenho vários e a maioria é de estórias dele. Nunca pensei q veria uma foto dele algum dia e tb qdo era pequena pensava se tratar de uma mulher. Deixou um gde legado p/ sempre. Bjs

    ResponderExcluir