quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Turbinando a memória

Você tem dificuldades em memorizar nomes próprios, lugares, coisas e nem sempre consegue se lembrar direito das coisas? Pois saiba você, que já existem técnicas de memorização para que você não passe mais por esses pequenos inconvenientes. Estamos falando de turbinar o seu cérebro. 


Até pouco tempo atrás, Joshua Foer, um dos campeões de memorização, não copiava muito da sua memória. Segundo ele, que vivia se esquecendo das coisas quase o tempo todo, até o dia em que descobriu uma técnica de memorização, inventada da Grécia. Precisamente, no século V a.C., e percebeu que o truque poderia mudar tudo. De acordo com Joshua, sua memória pode ser treinada sim, e para fazer coisas extraordinárias. Por exemplo, imagine que você venha se deparar com uma lista de coisas como essa:

  • 1 Sorvete de milho diet;
  • 1 pula-pula;
  • 6 garrafas de manteiga em garrafa;
  • Mandar um e-mail para a Melissa;
  • 1 chapéu Panamá branco;
  • 7 carretéis de linha roxa;
  • 4 casais de periquitos cinza;
  • 7 camisas de futebol;
  • 1 remédio para dor-de-cabeça (em gotas);


A técnica que você irá aprender agora, nunca mais irá esquecer nenhum destes itens. Este método de memorização, chamado de "Palácio da Memória", consiste em se construir uma casa virtual. Agora imagine, que você está na sala. Muito bem. Aqui, você irá colocar o primeiro item da lista, que é o sorvete de milho diet. Mas para que ele fique bem gravado em sua memória, é preciso que você imagine o sorvete de milho em uma situação absurdamente estranha. Como jamais imaginou na vida e certamente, nunca mais irá se esquecer. Por exemplo: pense em uma daquelas piscinas de plástico, repleta de um creme gelado, amarelo e com aroma e gosto de milho verde. Para fixar ainda mais na sua memória, pense que a Angelina Jolie está nadando dentro desta piscina. Ela é magra e isso se associa ao fato de ser um sorvete diet. Essa é a técnica, ou seja, uma cena absurda dentro de um ambiente familiar. E assim por diante. 


Na mesa da sala, você coloca o Michel Teló num pula-pula, ao som de "Ai se eu te pego". Dificilmente você irá se esquecer de uma cena dessas. No sofá da sala, pense nas 6 garrafas de manteiga em garrafa, em tamanho humano, sentadas e conversando. Pode até imaginar elas metidas, por que se acham melhores que a manteiga em barra. Mandar um e-mail para Melissa, é fácil porque logo de cara, lembramos do ator americano Mel Gibson, mandando uma carta gigante pelo ralo da pia da cozinha. O chapéu Panamá branco, pense nele na bancada da cozinha, e para lembrar da sua cor branca, imagine ele cheio de arroz. Os 7 carretéis, pense em todos eles amarrados à lâmpada da cozinha, subindo e descendo com sua linha roxa. Para reforçar que são 7, imagine um gato voador brincando com elas. Já que o gato tem sete vidas. Periquitos cinza brincando no seu vaso sanitário do seu banheiro. Para lembrar das 7 camisas de futebol, uma partida em cima da sua cama, entre mulheres de calcinha e homens de cueca. E por último, para lembrar do remédio para dor-de-cabeça em gotas, imagine um grande cérebro vermelho saindo de dentro do seu armário, onde uma gota cai nele, e ele fica azul. 


Basicamente é isso. Quanto mais você pratica, mais fácil fica para se imaginar cenas inesperadas. E assim, mais objetos você será capaz de memorizar. Acredite se quiser mas, tem gente que já conseguiu memorizar livros inteiros. E é muito mais simples do que se pode parecer. 


É assim que funciona o "Palácio da Memória"...

Um comentário:

  1. Legal esse exercício. Eu fiz um q parece bobo nas q ajuda tb. Tomar banho de olhos fechados o tempo inteiro.Mas antes vc deve posicionar sabonete, esponja e outras coisas usadas durante o banho de modo q vc memorize c/ facilidade e q não cause acidente. Diz os estudos q tatear o próprio corpo de olhos fechados durante um banho além de ser um autoconhecimento ativa e exercita os neurônios. É um pouco esquisito mas é divertido e eficiente. Fica a dica p/ vc. Bjs

    ResponderExcluir