sábado, 11 de fevereiro de 2012

FUNK - Muito mais que um simples gênero musical


Já que a real intenção é trazer para o seu e o nosso conhecimento algo relevante sobre o título supra citado, o DJ DANIEL DISKOFUNKY inicia a aula e logo avisa: pode ir sentando que lá vem história...


Até a década de 1960, a palavra "funky" era uma gíria pejorativa e ofensiva, relacionada ao suor corporal. Quanto mais a música era suingada, mais se transpirava e produzia o "funky"De repente, o que era uma ofensa começou a ser adotado por alguns músicos negros para designar uma maneira de alguns artistas ligados a black music verem o mundo. Tudo podia ser funky: um local, um jeito de se vestir, um bar ou um jeito de tocar. 


Reza a lenda, que foi uma banda do Arizona, chamada "Dyke & The Blazers", que se encarregou de batizar oficialmente aquela nova forma, já bastante difundida, de se tocar o soul, lançando em 1967 a música “Funky Broadway” (note que a grafia da palavra ainda continha a letra “y”). A partir daí, a gíria e estilo estariam unidos para sempre. Enquanto funky era uma maneira de ser, funk era a música desse movimento. 


Assim como o soul em seu inicio, a música funk também passou a cumprir o papel de ser um dos principais condutores da afirmação da cultura afro-americana no final dos anos 60. Musicalmente falando, o funk revolucionou mais uma vez o papel do contrabaixo na música. Se no soul , baixo e bateria, caminham juntos, era um dos segredos para se fazer a musica mais dançante, no funk essa fórmula seria cada vez mais valorizada. Enquanto James Brown (o Papa do Soul) era apontado como o “cabeça” do movimento, vários outros nomes se firmavam como difusores do estilo, como "Sly & The Family Stone", com seu revolucionário baixista Larry Graham, considerado indiscutivelmente como o inventor do "slap"Depois de trabalhar alguns anos como sideman de James Brown, William “Bootsy” Collins juntou forças com o produtor e multi-instrumentista George Clinton para formar o Parliament.

Let's groove.

2 comentários:

  1. O Funk está na minha veia e a cada dia que ouço um monte de bando falando mal do Funk, eu fico puto da vida. Muitos falam mal pois desconhecem o original funk. Pesquisem primeiro o que é Funk e depois analisem da forma que acharem melhor, aliás não precisa pesquisar a origem do nome funk pois meu amigo Dargonflinks já postou aqui resumindo claramente o que é funk.
    Bela postagem chará !
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o tal negócio, tem gente que comporta um crânio grande demais para um cérebro minúsculo. Cultura musical, ou já nasce com ela, ou aprende. Como o ser humano é carente de informação e cultura, e muitos nem se esforçam para querer adicionar algo novo em sua bagagem, fica por isso mesmo. Criticam, fazem pouco caso, e nem se preocupam em fazer comentários malfadados. Mas cada um é cada um e gosto não se discute, certo?

      Excluir