terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A auto-defesa israelense do Krav Maga


O Krav Maga, essencialmente, é um método moderno caracterizado por uma filosofia coerente e lógica, que permite a aplicação das técnicas naturais, práticas e fáceis, baseadas em simples movimentos do corpo humano. Por se aplicar à situações reais e adversas é um método ideal de autodefesa. Mas esta modalidade sem regras e limites, não pode ser incluída na classificação de desporto de competição.

Pensar com simplicidade e agilidade são fatores determinantes. A preocupação de eficácia, se sobrepõe às preocupações estéticas da maioria das artes marciais. No caso do Krav Maga, é importante saber usar as técnicas base da defesa, em situações de necessidade absoluta. Quando a vitima estiver em completo domínio, pode-se aplicá-la, para evitar desfechos mortais ou danos físicos irremediáveis no agressor. Porém, vale sempre ressaltar que, durante uma situação de risco, reagir jamais. Lembre-se que o agressor, está mais assustado e alterado que você. Portanto, manter a calma é fundamental.


O Krav Maga é composto por duas partes principais, a auto-defesa e o combate corpo-a-corpo.  A auto-defesa é à base da modalidade. São aplicadas as mais variadas técnicas que permitem à vítima, evitar ser ferida ou dominada pelo atacante. Esta parte, inclui as defesas contra uma grande variedade de ataques, tais como o recurso a golpes de punho, pontapés, estrangulamentos e soluções contra ataques armados. Seja um bastão, uma faca, uma pistola, revólver ou granada. Os praticantes aprendem a aplicar os princípios e as técnicas do Krav Maga em todas as situações, incluindo circunstâncias desfavoráveis e limitadas da nossa liberdade de ação (em locais isolados, no escuro, em posição sentada, deitada, etc.).  O combate corpo-a-corpo, constitui uma fase mais avançada do Krav Maga, que ensina a forma de imobilização rápida e eficaz contra o adversário. Nesta fase,  adaptam-se todos, aos métodos referidos no ponto anterior, para a fase de combate. As técnicas, variam de acordo com a combinação de diferentes tipos de ataque, dimensão psicológica do combate do agressor, etc...

No que toca ao combate, os praticantes de Judô, Karatê, Tae-kwon-do, Kung- Fu, Boxe Inglês, etc... Concordam que estas modalidades exigem muitos meses e muitos anos para atingir uma mestria mínima? O inconveniente em cada uma destas modalidades, é o regulamento de cada arte. De fato, eles foram introduzidos com a finalidade de proteger fisicamente os praticantes. Desta forma, o praticante destas artes, nunca estará preparado para se proteger de golpes interditos, uma vez que seus reflexos, também ficam limitados no caso de ataque.


Por exemplo, se no Judô é proibido bater, no Karatê, interditam-se os golpes ou abaixo da cintura, ou agarrando o adversário. No Tae-kwon-do, não se pode dar golpes de punho no rosto, e no Boxe Tailandês, são proibidos golpes com a cabeça ou pôr os dedos nos olhos do atacante. São exemplos de algumas interdições de cada um desses desportos marciais e que divergem da nossa modalidade.


No Krav Maga, também há regras de segurança a serem respeitadas pelo praticante e, que lhe permitem atingir mais tarde, um nível mais elevado. No entanto, tenta-se usar todos os movimentos naturais de ataque. A simplicidade, é determinante para conservar o máximo de possibilidades de sobreviver perante uma agressão física. Os movimentos são simples, curtos e mais rápidos, por isso, também são menos cansativos. A disciplina mental e auto-controle, são outros pontos treinados no Krav Maga. Podem ajudar a solucionar problemas através do diálogo, permitindo assim, em último caso, surpreender o adversário em situações de fadiga extrema. Se os riscos de vida forem muito elevados, a fuga pode ser a melhor opção depois de se conseguir libertar do agressor.

A prioridade no Krav Maga é a segurança e a preservação da vida. Não é necessário possuir uma preparação física definida, já que suas técnicas são naturais. Relembramos que nesta arte, não há competição. O Krav Maga usa o sistema de "faixas", que vão do amarelo (iniciante) à preta (grau avançado). Para praticar esta arte de auto-defesa, basta apenas uma camiseta branca, calça preta e tenis, ou sapatilhas.

E clara vontade em aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário