quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

155º aniversário da descoberta das ondas eletromagnéticas.


Heinrich Rudolf Hertz, físico alemão, nasceu em Hamburgo, Alemanha em 22 de fevereiro de 1857 e faleceu em 10 de janeiro de 1894. Foi o responsável pela descoberta das ondas eletromagnéticas em 1887. Iniciou seus estudos na Universidade de Munique e se transferiu para a Universidade de Berlim, como assistente de Hermann Von Helmholtz, famoso físico da época.


Começa a estudar a teoria eletromagnética do cientista britânico James Clerk Maxwell em 1883. Entre 1885 e 1889, enquanto trabalhava como professor em Karlsruhe consegue produzir ondas eletromagnéticas em laboratório, medindo seu comprimento e velocidade, demonstrando que elas eram capazes de possuir todas as propriedades da luz, ou seja, a mesma natureza das vibrações e da suscetibilidade de reflexão e refração da luz e das ondas quentes. Assim, conseguiu por em evidência, a existência das ondas eletromagnéticas, antes imaginadas por James Maxwell em 1873. Daí a origem da Equação de Maxwell.


A respeito das propriedades das ondas eletromagnéticas, que Hertz passou a estudar, descobriu que a sua velocidade de propagação é igual à velocidade da luz no vácuo. Além de seu comportamento semelhante ao da velocidade da luz, e oscilar num plano contendo a direção da propagação, demonstrou também a refração, reflexão e a polarização das ondas eletromagnéticas. Em 1888, ao apresentar os resultados das suas experiências, à comunidade científica, obteve finalmente o sucesso merecido.


Cinco anos mais tarde, no início de 1893, Hertz adoece e é operado de um tumor na orelha. No entanto, adoece e vem a falecer, antes de completar 37 anos. Seu corpo, se encontra em Ohlsdorfer Friedhof, em Hamburgo na Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário